Após a derrota para o Atlético Paranaense, o técnico Clemer promoveu algumas mudanças na formação da equipe, durante o treino desta quarta-feira, para a partida do Internacional contra o Botafogo, neste domingo, em Caxias do Sul (RS). Em relação ao último jogo, fez cinco alterações. Alex, Jorge Henrique e Kleber substituíram Otávio, Caio e Fabrício, respectivamente. Voltando de suspensão, o jovem volante João Afonso entrou na vaga de Aírton e o lateral-direito Gabriel foi poupado por causa de uma lesão – quem assumiu o lugar entre os titulares foi Ednei.
Clemer dirigiu um treino coletivo no campo anexo do Beira-Rio, em Porto Alegre, e com a nova formação usou o esquema tático 4-2-3-1. No início, a equipe titular tinha Muriel; Ednei, Alan, Jackson e Fabrício; João Afonso e Willians; Caio, D’Alessandro e Otávio; Scocco. Na segunda parte, o técnico promoveu as novas mudanças. Kleber, Josimar, Jorge Henrique e Rafael Moura entraram nas posições de Fabrício, João Afonso, Caio e Scocco. Contudo, no fim do treino Clemer voltou a utilizar a formação inicial.
O atacante Leandro Damião, em tratamento de contusão, segue como dúvida para a partida contra o Botafogo. Nesta quarta, fez apenas uma corrida leve ao redor do gramado. A defesa colorada também tem problemas. O zagueiro Índio, suspenso, não joga, e Juan, se recuperando de lesão, ainda é dúvida.
O Internacional ocupa a 11.ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 42 pontos, e está mais perto da zona de rebaixamento – o Vasco, o 17.º colocado, está seis pontos atrás – do que da zona de classificação à Copa Libertadores – o Botafogo, em quarto, tem 11 pontos a mais.