Campeã em Roland Garros, a italiana Francesca Schiavone estreou no US Open com uma vitória tranquila nesta segunda-feira, primeiro dia de disputas do quarto e último Grand Slam da temporada. Em apenas 58 minutos, a número sete do mundo arrasou a japonesa Ayumi Morita, com direito a um “pneu”: 6/1 e 6/0.
Na segunda rodada, Schiavone vai enfrentar, na quadra rápida de Nova York, a compatriota Maria Elena Camerin, que eliminou com facilidade a australiana Sophie Ferguson, por 6/4 e 6/0.
A russa Elena Dementieva, atual número 12 do ranking, também não teve problemas para confirmar o seu favoritismo nesta segunda. Ela aplicou 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2, na bielo-russa Olga Govortsova. Na segunda rodada, a ex-top 10 enfrentará a vencedora do duelo entre a austríaca Sybille Bammer e a checa Zuzana Ondraskova, que saiu do qualifying.
Ainda nesta segunda, a americana Melanie Oudin, grande sensação do US Open 2009, estreou com uma fácil vitória sobre a ucraniana Olga Savchuk, por 6/3 e 6/0. A jovem tenista local surpreendeu a torcida ano passado ao chegar até às quartas de final do Grand Slam.
Na sequência, Oudin terá um desafio mais complicado na competição. Ela duelará com a vencedora da partida envolvendo as experientes Vera Dushevina, da Rússia, e Alona Bondarenko, da Ucrânia.
Também nesta segunda, a britânica Elena Baltacha superou a croata Petra Martic, por duplo 6/2, enquanto a russa Alisa Kleybanova derrotou a sueca Johanna Larsson por 7/6 (7/4) e 6/2.
A chave feminina terá ainda nesta segunda as estreias da belga Kim Clijsters, atual campeã, da americana Venus Williams e da russa Dinara Safina, ex-número 1 do mundo.