A russa Elena Dementieva, número 4 do ranking mundial, sofreu para se classificar para a segunda rodada do Aberto da Austrália. Embalada pelos títulos de Auckland e Sydney, conquistados nas semanas anteriores ao primeiro Grand Slam do ano, a campeã olímpica em Pequim precisou de mais de duas horas para derrotar a alemã Kristina Barrois por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/4), 2/6, 6/1.

continua após a publicidade

Dementieva contou que, durante o primeiro set, lembrou-se de 2005, quando foi eliminada na primeira rodada. “Pensei que isso não poderia acontecer novamente. Foi um jogo muito duro, principalmente por causa do calor, e depois de disputar tantos jogos”, disse, sobre as 10 partidas que já havia jogado em 2009. Na segunda rodada, ela enfrenta a checa Iveta Benesova, que na semana passada foi vice-campeã do Torneio de Hobart, e estreou com vitória sobre a russa Vera Dushevina, com parciais de 6/4, 0/6 e 6/2.

As irmãs Williams tiveram mais facilidade para chegar à segunda rodada. Serena, a número 2 do mundo, passou pela chinesa Meng Yuan em dois sets, 6/3 e 6/2, e enfrenta na próxima fase a argentina Gisela Dulko, que bateu a búlgara Anastasiya Yakimova por 6/3, 5/7 e 6/3.

Venus, que está em sexto lugar no ranking da WTA, eliminou a Angelique Kerber com um duplo 6/3 e enfrenta agora a espanhola Carla Suárez Navarro, que derrotou a italiana Roberta Vinci também em dois sets, 7/5 e 6/4.

continua após a publicidade