Dois lados da moeda

Dellatorre vira xodó e Marcos Guilherme sofre com críticas

Para parte da torcida atleticana, o jogo contra o Figueirense teve protagonistas e vilões. Ou melhor, um vilão apenas. Não importa o quão injusto seja o adjetivar dessa forma, mas para os que vaiaram o desempenho de Marcos Guilherme no primeiro tempo do jogo, o fardo da culpa pelos insucessos do time no Brasileirão foi jogado nas suas costas. Da mesma forma os louros da vitória ornamentaram a cabeça de Dellatorre, autor de dois gols e “neo-ídolo” do torcedor. “Ascensão e queda são dois lados da mesma moeda”, disse o músico Humberto Gessinger no início dos Engenheiros do Hawaii.

A segunda-feira foi difícil para Marcos Guilherme. Embora se esconda numa armadura de serenidade, foram toneladas de críticas contra sua atuação e a sequência de jogos em que não brilhou como se esperava (e se anunciara anteriormente). A pressão, contudo, se bem administrada pode ajudar a forjar a carreira de um jogador.

Pelo menos é o que acredita seu representante e empresário Rafael Stival. “Desde a saída dele do campo de jogo, ele foi muito sereno e tranquilo. Está preparado para isso e sabe das dificuldades e do momento que o clube vem atravessando”, afirmou ao Paraná Online“O interessante é que o Marcos é um menino que sempre foi muito fácil de se lidar, pois sempre foi muito inteligente e responsável. O preparamos para os momentos bons, mas também para os ruins. Para que um jogador se firme muitas vezes tem que passar por dificuldades”, acrescentou.

O apoio psicológico que teve desde a formação nos tempos de Trieste (clube amador da capital) e o desenvolvimento psicopedagógico que recebeu no Atlético foram fundamentais para o desenvolvimento do atleta. Tudo isso, é claro, pouco importa para o torcedor que espera atuações brilhantes de um “camisa 10”. Apresentado ao mundo como uma “joia”, Marcos Guilherme ainda passa pelo processo de lapidação.

Para o empresário, é questão de tempo até que o meia se torne “a maior revelação da história do Atlético”, como alardeou o presidente Mário Celso Petraglia. Pouco antes de assumir o clube, o jogador por pouco não deixou o CT do Caju. Recebeu do então candidato Petraglia a promessa de um novo contrato e da idolatria. Decidiu ficar e segue a busca pelo sua condição de ídolo da torcida.

Titularidade plena

A segunda-feira foi de reflexão para Marcos Guilherme e de virada para Dellatorre. Não que o jogador estivesse em baixa. Pelo contrário. O atacante só não é titular da equipe de Claudinei Oliveira porque lesionou-se, visto que o treinador há muito menciona seu nome e sua importância para o grupo. Os dois gols contra o Figueirense (o último de rara habilidade) o alçaram rapidamente ao posto de titular, mesmo sem constar na “papeleta” pré-jogo. E ai do treinador se não ceder a essa pressão.

Onde encaixar Dellatorre? A pergunta será respondida, com calma, ao longo da semana. O fato é que pode sobrar inclusive para Marcos Guilherme. Independente disso, o atacante curtiu o início de semana em alta. “A segunda-feira foi muito feliz, principalmente por ter ajudado o Atlético a conquistar os três pontos. O foco dele, além da vitória, é buscar a tranquilidade para o time e ajuda-lo a continuar nessa pegada”, afirmou Augusto Nogueira, representante do atleta.

O prestígio que Dellatorre com Claudinei Oliveira vem de tempos. Assim que chegou, mencionou as dificuldades que teve ao enfrentar o atacante por outras equipes, além de garantir conhecer todo o seu potencial. Para o empresário, a carreira de Dellatorre “Ele foi artilheiro onde passou”, o credencia a ser não só titular, mas um dos jogadores mais importantes para o clube neste ano. A chance apareceu, cabe ao atacante aproveitá-la. Pelo time B do Porto (de Portugal) realmente o atacante fez boas atuações e marcou gols, mas pelo time principal não teve chances, bem como no Queens Park Range,rs, da Inglaterra, ainda neste ano.

“Não tenho nenhuma dúvida que esta é a grande chance da carreira do Dellatorre. O Atlético lhe abriu as portas e lhe deu a oportunidade de jogar. Ele está demonstrando que é capaz de ajudar o Atlético e, se tiver uma boa sequência de jogos, com certeza dará muitas alegrias para o torcedor”, garantiu Nogueira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna