Com a classificação da seleção brasileira feminina de basquete para os Jogos de Pequim no último domingo, o Brasil estabeleceu um novo recorde de atletas na história das Olimpíadas.
Com as 12 vagas do basquete, o Brasil passa a somar 251 atletas garantidos em Pequim, número que supera a soma anterior de 247 atletas estabelecida em Atenas. Com a entrada do basquete, já são 31 as modalidades que o Brasil disputará em Pequim.
O país ainda tenta a classificação no basquete masculino, nos revezamentos da natação feminina (4x100m livre, 4x100m 4 estilos e 4x200m livre) pelo ranking da Fina e aguarda a confirmação de vários índices no atletismo.
Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o recorde de atletas em Pequim comprova o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro nos últimos anos.
?Este fato reflete a evolução qualitativa do esporte brasileiro e o desenvolvimento de todas as modalidades esportivas no país. Se considerarmos que a evolução técnica do esporte não pára no mundo todo, este recorde é motivo de comemoração e de motivação a continuar trabalhando pelo desenvolvimento do esporte no Brasil?, afirmou Nuzman.