Cabeça de chave número 1, o argentino Juan Martín del Potro confirmou neste domingo seu favoritismo e conquistou o Torneio da Basileia pela segunda vez consecutiva. O bicampeonato foi garantido na decisão diante do suíço Roger Federer com uma vitória por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/3), 2/6 e 6/4, em 2h20min de partida.

continua após a publicidade

Foi a 17.ª conquista de Del Potro na carreira, sendo a quarta em 2013, comprovando a boa fase do tenista, que está na quinta colocação do ranking da ATP. Por outro lado, Roger Federer levantou apenas um troféu no ano, em Halle, na Alemanha, e vive um dos piores momentos de sua vitoriosa carreira.

Sexto colocado no ranking, Federer poderia garantir vaga no ATP Finals se vencesse neste domingo, mas agora terá que buscar a classificação com uma boa campanha no Masters 1000 de Paris, semana que vem. Além disso, o suíço perdeu a chance de conquistar seu sexto título em sua cidade natal.

Neste domingo, Federer não resistiu ao melhor físico de Del Potro e demonstrou cansaço em diversos momentos por conta de sua batalha na semifinal, no sábado, quando venceu Vasek Pospisil em 2h40min. Com o equilíbrio do duelo, o argentino acabou beneficiado, já que o confronto se estendeu e favoreceu seu melhor preparo.

continua após a publicidade