Del Potro bate Federer, e ambos avançam no ATP Finals

O suíço Roger Federer perdeu do argentino Juan Martín Del Potro nesta quinta-feira, mas garantiu a liderança do Grupo A e a vaga nas semifinais do ATP Finals. Del Potro venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 6/7 (5/7) e 6/3, e também avançou no torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada.

O triunfo do argentino deixou a chave empatada com três jogadores com chances de classificação. Federer, Del Potro e Andy Murray somaram duas vitórias e uma derrota cada um. Assim, as duas vagas foram decididas no game average. E Murray acabou eliminado por apenas um game de diferença. Ele somou 44 games vencidos e 43 perdidos, contra 45/43 do argentino. Já o número 1 do mundo ficou em vantagem por exibir a média de 44/40.

O confronto desta quinta reuniu os dois finalistas do US Open deste ano. Dois meses depois da derrota na decisão, Federer tinha a chance de se vingar do rival e encerrar a fase de grupos do ATP Finals invicto. Mas Del Potro voltou a surpreender e fez um grande duelo com o líder do ranking.

O argentino começou em grande ritmo e chegou a abrir 5 a 1 no placar, ao obter duas quebras sobre o rival. Sem mostrar resistência, Federer não chegou a ameaçar o saque de Del Potro e só acordou no segundo set. O suíço equilibrou a partida, salvou um break point e fechou a parcial após sair em desvantagem no tie-break.

Federer só teve seu primeiro break point da partida no terceiro set. Mas ele não conseguiu aproveitar a chance e viu o argentino aproveitar o bom saque para se salvar. Del Potro ainda faturou uma quebra na parcial e abriu vantagem no placar, encaminhando a vitória após 2h06min de confronto.

Com o triunfo, o argentino equilibrou o duelo direto com Federer, que venceu três jogos neste ano. O primeiro deles foi o mais marcante, no Aberto da Austrália. Del Potro foi eliminado ao perder por 3 sets a 0, sendo dois deles por 6/0.

Agora, os dois tenistas esperam os resultados desta sexta-feira para descobrir seus rivais nas semifinais. No Grupo B, o sueco Robin Soderling já garantiu a classificação e deverá ser o adversário de Del Potro. Federer, por sua vez, poderá enfrentar o sérvio Novak Djokovic ou o russo Nicolay Davydenko. O espanhol Rafael Nadal já não tem mais chances de se classificar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo