A edição 2012 do mais tradicional rali do mundo chegou ao seu final neste domingo. O Rali Dacar, que teve início no dia 1 de janeiro, , na Argentina, atravessou deserto, montanhas e dunas para alcançar seu ponto final nesta manhã, em Lima, no Peru, e consagrar novos e antigos campeões.
Divulgação |
---|
Cyril Despres, tetracampeão da categoria motos. |
Foram 14 dias de disputa, três países, cerca de 8300 quilômetros percorridos, e mais de 400 veículos participantes, dentre motos, carros, quadriciclos e caminhões. Após um começo conturbado, com a logo na primeira especial e a pelo mau tempo nos Andes, o rali chegou com tranquilidade a sua apoteose.
Motos
Nas motos, Cyril Despres se sagrou tetracampeão após uma disputa acirrada por toda a competição com o espanhol Marc Coma, em que os dois se revezaram na liderança da classificação geral.
Dentre os brasileiros, o destaque foi Felipe Zanol, que terminou em décimo. Zé Hélio Rodrigues ficou em 19º e Denísio do Nascimento, em 24.º.
Carros
Stephane Peterhansel confirmou o favoritismo entre os carros, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada neste domingo e alcançou seu décimo título do Dacar. O francês, acompanhado pelo co-piloto Jean-Paul Cottret, liderou a competição por quase todas as etapas e terminou o rali com uma vantagem de 41 minutos em relação ao segundo colocado, o espanhol Joan “Nani” Roma. Únicos brasileiros restantes na categoria, Jean de Azevedo e Emerson Cavassin ficaram em 23.º lugar na classificação geral.
Entre os quadriciclos, domínio total dos irmãos argentinos Alejandro e Marcos Patronelli. O primeiro ficou com o título, enquanto o segundo foi vice-campeão. Tomas Maffei, também da Argentina, venceu a última especial e foi o terceiro colocado no geral.
Caminhões
Nos caminhões, vitória do trio comandado pelo holandês Gerard de Rooy, que conseguiu manter uma boa vantagem sobre o segundo colocado, Hans Stacey. A equipe liderada pelo brasileiro André de Azevedo ficou em oitavo na classificação geral da categoria.