Antonio Lacerda/Arquivo |
Recordista de medalhas de ouro em Pan-Americanos, Hugo Hoyama ainda briga pra ir ao Mundial. |
Karin Sako, Carina Murashige, Israel Barreto e Gustavo Tsuboi são as indicações técnicas para a seleção. Em meio aos paulistas, o cearense Thiago representa o Nordeste e o amazonense Israel, o Norte, na equipe bem brasileira Foram definidos os atletas que vão compor a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa que representará o país no Mundial em Guangzhou, na China, de 24 de fevereiro a 2 de março. O comitê técnico e executivo da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM – afirma que a equipe pode sofrer mudanças para o Pré-Olímpico em Santo Domingo, República Dominicana.
Depois de Thiago Monteiro (CE) e Cazuo Matsumoto (SP), na equipe masculina, e Cláudia Ikeizumi (SP) e Mariany Nonaka (SP), na feminina, serem definidos para a seleção durante as duas etapas da seletiva adulta, realizadas na última semana, no Centro de Treinamento Nacional, localizado no Nacional Atlético Clube, em Barra Funda, São Paulo. Foram definidas as quatro indicações técnicas.
O comitê técnico, formado por Paulo Camargo, Lincon Yasuda, Wei Jainren e Maurício Kobayashi, e o comitê executivo, composto por presidente da CBTM, Alaor Azevedo, vice-presidente, Ivam Vinhas, e secretário geral, Luiz Desiderati, definiram as paulistas Karin Sako e Carina Murashige, que chegaram à final contra as vencedoras da seletiva, como as outras atletas que irão formar a equipe.
?Analisamos o equilíbrio dos atletas. Tivemos pouco tempo para fechar a seleção para o Mundial, por isso achamos melhor escolher quem teve melhor desempenho na Seletiva?, explica o técnico Yasuda.
Para a equipe masculina, o amazonense Israel Barreto e o paulista Gustavo Tsuboi são os indicados técnicos. Tsuboi, como Matsumoto e Monteiro, mora na França e joga Abertos pela Europa. Ele chegou à final da segunda etapa da seletiva contra Matsumoto e fez um belo jogo, apesar de perder por 4 sets a 3. Já Israel é o atual campeão brasileiro da categoria mais alta do ranking: Absoluto A.
Durante a seletiva, o amazonense parou nas oitavas, na primeira etapa, ao perder de 4 a 1 para Cazuo Matsumoto. Já na segunda, Barreto foi melhor, mas parou nas quartas ao perder, mais uma vez, para Cazuo, campeão do dia, agora de 4 a 0.
Seleção poderá ter mudanças
A escolha das meninas foi baseada nas finais das duas etapas da seletiva. A indicada técnica Carina Murashige perdeu por 4 a 1 para Mariany, na 1.ª etapa. A segunda indicada, Karin Sako, perdeu na final da segunda etapa por 4 sets a 2 para Cláudia. A equipe masculina terá como técnico o chinês Wei Jainren, já a equipe feminina vai trabalhar com Lincon Yasuda.
A seleção que irá para o Pré-Olímpico, de 30 de março a 5 de abril, garantir vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos pode não ser a mesma que irá a Pequim. A amazonense Lígia Silva (que joga pelo clube paulista Estrela de Ouro), atual campeã brasileira do rating A (categoria dividida por nível técnico) e do ranking Absoluto A, ainda tem chances de se classificar. O mesmo acontece com o recordista de medalhas de ouro em Pan-Americanos, Hugo Hoyama.