A Federação Paranaense de Futebol de Salão confirmou para o dia 18 de março o início do Campeonato Estadual da Divisão Especial, competição que reúne a elite do futsal estadual. O certame paranaense, também conhecido como Chave Ouro, vai reunir 16 clubes, sendo que apenas um, o Paraná Clube, é de Curitiba. Todas as demais equipes são do interior.
Os clubes que vão disputar o Campeonato Paranaense da Divisão Especial 2006 são: Cascavel Diplomata Futsal, Associação de Futebol de Salão de Umuarama, Associação Atlética Cavalca & Verona, de Telêmaco Borba, Clube Atlético Patobranquense, Toledo Colônia Futsal, Rivel Palotina Futsal, Associação Atlética Cultural Copagril/Marechal Cândido Rondon, São Lucas F. Clube/Paranavaí, Noma Maringá Futsal, Foz do Iguaçu Futsal, C.A.F.E./Cianorte, Paraná Clube/Arte e Teto, A.D.C. Tagliari/Campo Mourão, Lândia Alimentos/Matelândia, Clube Atlético Deportivo/Guarapuava e Movimento Esporte Clube/Palmas.
Fórmula
Na reunião do Conselho Arbitral, realizada no início de fevereiro, na sede da Federação Paranaense de Futebol de Salão, em Curitiba, os representantes das 16 agremiações decidiram alterar o sistema de disputas do certame estadual, em relação aos anos anteriores.
Na primeira fase da competição os 16 clubes jogarão entre si, pelo sistema de pontos corridos, em turno único. Os oito melhores classificados do estadual do ano passado farão oito jogos em casa e os demais, sete. Os dois últimos colocados na primeira fase da Chave Ouro, caem para a Chave Prata em 2007.
A segunda fase da Chave Ouro será disputada pelas 12 equipes melhores classificadas na primeira fase. Essas equipes serão divididas em dois grupos de seis equipes, se enfrentando em turno e returno, dentro dos respectivos grupos.
Os grupos da segunda fase serão formados da seguinte maneira: Grupo ?A? – 1.º, 3.º, 6.º, 8.º, 10.º e 12.º colocados na classificação final da primeira fase; Grupo ?B? – 2.º, 4.º, 5.º, 7.º, 9.º e 11.º.
Os oito melhores colocados nesta fase, passarão para a etapa seguinte – a terceira. Nesta nova fase os clubes jogarão pelo sistema ?play off? com as equipes de melhor índice técnico na segunda fase jogando a segunda partida em casa e levando a vantagem, ainda, de jogar por dois resultados iguais.
Na terceira etapa da Chave Ouro, quando acontecerá o cruzamento olímpico com jogos de ida e volta, a distribuição das partidas será esta: Grupo ?C? – 1.º do ?A? x 4.º do ?B?, Grupo ?D? – 2.º do ?A? x 3.º do ?B?, Grupo ?E? -1.º do ?B? x 4.º do ?A?, Grupo ?F?- 2.º do ?B? x 3.º do ?A?.
Os vencedores de cada um dos grupos passarão para a etapa seguinte. Na nova fase (semifinais) o campeão do Grupo ?C? vai enfrentar em jogos de ida e volta o vencedor do Grupo ?F?, e o vencedor do Grupo ?D? enfrentará o vencedor do Grupo ?E?, também em jogos de ida e volta.
As duas equipes que melhor pontuarem nesta fase, ganharão o direito de disputar a etapa decisiva. Nesta os finalistas se enfrentarão em jogos de ida e volta.
Grande expectativa e disputa equilibrada
Para este ano um maior número de clubes promete apresentar equipes mais fortes. Este fato faz com que cresça a expectativa dos dirigentes do futebol de salão paranaense em torno da competição. ?Os clubes estão anunciando grandes equipes e se isto vier realmente a acontecer, vamos ter grandes jogos e um acréscimo significativo no número de torcedores nas 16 cidades que serão representadas no Campeonato Paranaense da Divisão Especial?, analisa Firmino Dias Lopes, presidente da Federação.
O nível técnico do futebol de salão paranaense vem melhorando a cada ano. No ano passado, em função da boa qualidade dos jogos, a presença de público nos ginásios foi excelente. ?Tivemos em 2005 uma média de dois mil torcedores por jogo. Um número expressivo, que demonstra bem o interesse do público paranaense pelo nosso campeonato e a força que o futebol de salão tem no Paraná?, argumenta Dias Lopes.
O Campeonato Paranaense é considerado um dos melhores do Brasil. ?Nosso campeonato começa em março e se desenvolve até a primeira semana de dezembro, quando é conhecido o campeão estadual adulto?, afirma o dirigente, explicando que isso mantém os clubes em atividade durante a temporada.
Duas chaves para acesso
Além da Chave Ouro, a Federação Paranaense de Futebol de Salão realiza anualmente duas outras competições que envolvem clubes de todas as regiões do Paraná: as chaves Prata e Bronze, que correspondem aos campeonatos da primeira e segunda divisões. O campeão e o vice da prata sobem para a ouro, e o campeão e o vice da bronze, para a prata do ano seguinte.
A exemplo da chave ouro, também a prata e a bronze reúnem 16 equipes. Esses dois campeonatos também despertam um grande interesse junto ao público. O Campeonato Paranaense da Primeira Divisão, a chave prata, tem início marcado para o final do mês de março, e o da Segunda Divisão, a Chave Bronze, será iniciado na segunda quinzena de abril.