No confronto das duas melhores defesas do Campeonato Brasileiro, Internacional e Palmeiras empataram por 0 a 0, neste domingo, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 21.ª rodada. Com o resultado, o clube gaúcho chega aos 42 pontos, na segunda colocação, agora três atrás do líder São Paulo. O time paulista vem um pouco atrás, em quarto lugar, com 37.
O Internacional tem a segunda defesa menos vazada com apenas 12 gols sofridos; o Palmeiras a terceira, com 15. O Grêmio é o time que menos sofreu gols no Brasileirão: 11. O time gaúcho chega ao sexto jogo sem sofrer gols no Brasileirão. Já o alviverde não é vazado há nove partidas, incluindo jogos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.
Na próxima rodada, a 22.ª, os dois times voltam a campo no domingo que vem, às 19 horas, como visitantes. O Palmeiras vai até Chapecó (SC) para enfrentar a Chapecoense, enquanto que o Internacional encara o Cruzeiro, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
Antes disso, o Palmeiras terá uma decisão pela Libertadores nesta quinta-feira. Encara o Cerro Porteño, no estádio Allianz Parque, em São Paulo, lutando por uma vaga às quartas de final, depois de vencer o primeiro confronto no Paraguai por 2 a 0.
O JOGO – O Palmeiras surpreendeu no primeiro tempo. Quem esperava o clube paulista retrancado em seu campo de defesa, saindo no contra-ataque e aproveitando apenas os espaços deixados pelo Internacional, se equivocou. Apesar do equilíbrio que marcou a primeira etapa, o time do técnico Luiz Felipe Scolari se impôs, manteve a posse de bola no seu ataque e pouco foi incomodado pelo adversário.
O Internacional pressionou apenas nos minutos finais da etapa. Nos números, o Palmeiras teve 10 finalizações, contra apenas três do rival colorado gaúcho.
A estratégia do Palmeiras foi explorar o lado esquerdo do ataque sobre o lateral-direito Zeca, alternando com Victor Luis e Hyoran. E deu certo. Foi por aquele lado que o time alviverde criou as melhores chances e esteve mais próximo do gol com Jean (aos 6 e aos 9 minutos) e Deyverson (aos 23 e 32).
No segundo tempo, o jogo mudou de panorama, ficou mais aberto e movimentado. O Internacional, até então apático, se impôs e empurrou o adversário para o campo de defesa em busca da vitória. O Palmeiras, por sua vez, não se intimidou e, quando teve chances de sair para o contra-ataque, levou perigo ao gol defendido pelo goleiro Marcelo Lomba.
A melhor chance do Internacional aconteceu aos 32 minutos. Após cobrança de escanteio, Victor Cuesta desviou de cabeça dentro da pequena área e o goleiro Weverton fez ótima intervenção. Nos minutos finais, o Palmeiras voltou a pressionar os gaúchos, que seguraram a pressão e evitaram um resultado negativo diante dos seus torcedores.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 0 x 0 PALMEIRAS
INTERNACIONAL – Marcelo Lomba; Zeca (D’Alessandro), Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Rossi (Camilo), Edenílson, Patrick e Nico López; Jonatan Álvez (Brenner). Técnico: Odair Hellmann.
PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Victor Luis (Diogo Barbosa); Thiago Santos, Lucas Lima (Bruno Henrique), Jean, Moisés e Hyoran (Willian); Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
CARTÕES AMARELOS – Moledo e Iago (Internacional); Gustavo Gómez, Diogo Barbosa e Marcos Rocha (Palmeiras).
ÁRBITRO – Bruno Arleu de Araújo (RJ).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).