Rio (AE) – Portugal desbancou o Brasil no futebol de areia. Depois de empates na prorrogação (1 a 1) e no tempo normal (5 a 5), a equipe européia venceu nos pênaltis ( 2 a 1) e vai enfrentar hoje a França na final da primeira Copa do Mundo da modalidade organizada pela Fifa. Na preliminar, os brasileiros vão decidir contra o Japão a terceira colocação, na arena montada na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio.
Portugal começou a partida de um jeito arrasador. Com menos de quatro minutos, fez dois gols. No primeiro, o goleiro Robertinho estava adiantado e Marinho arriscou um chute de longe. A bola acertou a trave e, no rebote, Madjer marcou. E no segundo, o mesmo Marinho cobrou falta com precisão e fez.
Logo após o susto, o técnico Índio optou por colocar Buru no lugar de Romário e deu certo. Buru, de cabeça, diminuiu a diferença. Em seguida, ele mesmo, em cobrança de falta, empatou: 2 a 2.
Dando mostras de seu talento, Madjer, de bicicleta, pôs Portugal novamente em vantagem. Em um duelo particular, Buru acertou um chute no ângulo direito e deixou tudo igual: 3 a 3. No segundo tempo, o ritmo de jogo eletrizante continuou. O Brasil, pela primeira vez, ficou à frente no placar. Benjamim, com a ajuda do "morrinho artilheiro", superou o goleiro Bruno. Neném, de bicicleta, balançou a rede adversária: 5 a 3. Madjer descontou: 5 a 4.
Na terceira etapa, Madjer deixou pela quarta vez sua marca com uma finalização típica de um artilheiro: 5 a 5. Na prorrogação, Alan, em cobrança de falta, colocou Portugal próximo da final. Mas Benjamim, também de bola parada, devolveu a esperança à seleção brasileira quando faltavam 14 segundos.
Nos pênaltis Madjer não desperdiçou: Portugal na final.