A informação ganha cada vez mais velocidade. Nestes tempos de internet, qualquer coisa que seja dita na China chega no minuto seguinte. Imagine então uma notícia que surgiu em Goiânia – e é esta a motivação extra que o Coritiba ganhou nesta semana.
O sítio oficial do Goiás (www.goiasesporteclube.com.br) foi muito "visitado" pelos alviverdes por causa de uma frase debochada.
O motivo é simples. Ao anunciar a promoção de ingressos para o jogo (a mesma que o Coxa fez contra o Paraná, trocando um achocolatado por uma entrada), a notícia do sítio oficial afirma que "com uma promoção dessas, é só esperar o ‘chocolate’ no Coritiba". A descoberta, feita pelos Coxanautas (www.coxanautas.com.br), rapidamente chegou aos jogadores.
Para os alviverdes, esta frase serve como estímulo. "Todo clube que usou dessas coisas para tentar motivar a equipe acabou perdendo. Já ouvi coisas bem piores", comenta o meia Marquinhos, que foi um dos primeiros a ler a notícia. "A gente está se preparando para jogar bem e buscar a vitória. E ficamos mais motivados com esse tipo de informação", reconhece.
Combustível especialmente para os mais jovens. O atacante Tiago chega a adaptar um ditado popular. "Quem muito fala, queima a língua", diz ele, que demonstrou mágoa com essa provocação – que remeteu à semana anterior. "Essas coisas só nos animam a tentar um resultado positivo. É que nem antes do clássico, quando falaram que a defesa do Paraná tinha que marcar nosso meio-campo, porque o ataque era muito fraco", atira.
Outro a usar de um dito é o capitão Reginaldo Nascimento. "O jogo é jogado e o lambari é pescado", brinca ele, citando uma frase do jornalista Juarez Soares. "Esta provocação só serve para aumentar a pressão sobre eles. Agora, a obrigação de vencer a partida é exclusiva do Goiás", argumenta o volante, que volta a atuar na zaga por causa da lesão de Miranda.
O meia Jackson, um dos mais experientes do elenco, sabe que a atitude do Goiás pode se refletir em campo. "Agora, eles estão obrigados a vencer, senão vai ficar ruim para eles", diz o agora ala, que prefere se preocupar com o Coxa. "Não temos que nos preocupar com boatos, e sim com o que devemos fazer dentro de campo", resume.
Plano
Além da imprensa, que empunhava cópias da notícia, o auxiliar técnico Eudes Pedro foi o responsável por levar o texto para o elenco. O treinador Cuca preferiu não comentar o assunto, mas ele já usou estratégia semelhante exatamente no Goiás. Em 2003, contra o Atlético, ele colocou capas de jornais que menosprezavam sua equipe.
Miranda está fora e Reginaldo Nascimento volta a ser zagueiro
Cuca esperava uma semana sossegada, com a manutenção do time que enfrentou o Paraná para a partida de domingo contra o Goiás, no Serra Dourada. Mas a má notícia apareceu quando menos se esperava – Miranda, sem se recuperar de dores musculares na coxa direita, foi vetado pelos médicos e nem viaja para o Centro-Oeste. Reginaldo Nascimento, que já imaginava ficar na reserva, foi confirmado na equipe.
Miranda estava sem dores na coxa e por isso foi liberado para treinar. Mas o departamento médico, ainda antes do trabalho, mantinha ressalvas. ?Ele vai fazer um teste?, disse William Yousef. E não deu outra: com menos de vinte minutos de coletivo, o zagueiro voltou a sentir o local e saiu do trabalho. ?Não tem condições. Ele está vetado?, resumiu o médico.
Cuca não teve dúvidas, escalou Reginaldo Nascimento. ?Nós tivemos uma baixa, que foi o Miranda, mas tivemos uma alta, com o Nascimento?, resume o treinador. O capitão volta a fazer a função de zagueiro, desta vez pela direita. ?Como é uma posição em que já atuei, só que agora do outro lado, acho que não vou ter problemas?, comenta ele, que reconhece estar chateado com a reserva. ?Eu quero, assim como qualquer jogador, estar sempre em campo. Mas nós temos uma competição aqui, há muitos bons atletas e se acontecer de ficar no banco não vai ter problema?.
Nas outras posições, a tendência é a manutenção da equipe – a única preocupação de Cuca é com Marquinhos, que sente cansaço muscular. O armador participou de apenas metade do treino de ontem, sendo substituído por Marciano, mas deve estar em campo no Serra Dourada. A provável formação do Coxa conta com Vizzotto; Reginaldo Nascimento, Flávio e Vágner; Jackson, Márcio Egídio, Luís Carlos Capixaba, Marquinhos e Ricardinho; Tiago e Alexandre.
