De volta ao circuito profissional após 42 dias sem jogar em um torneio da ATP, Rafael Nadal estreou na noite deste domingo no Masters 1.000 de Indian Wells e não teve problemas para assegurar um lugar na terceira rodada da competição norte-americana. O tenista número 2 do mundo venceu o argentino Leonardo Mayer por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3.
Agora, por um lugar nas oitavas de final nos Estados Unidos, Nadal irá encarar o seu compatriota Marcel Granollers, que neste domingo bateu o alemão Tommy Haas por 2 sets a 1, com 6/3, 2/6 e 6/3.
Nadal não disputava um jogo oficial desde quando foi derrotado por Novak Djokovic na épica final do último Aberto da Austrália, no dia 29 de janeiro. Na ocasião, só caiu diante do sérvio depois de históricas 5 horas e 53 minutos de partida. De lá para cá, o espanhol resolveu se afastar do circuito para descansar em meio ao desgastante calendário do tênis e também para recuperar a sua melhor condição física.
E o período afastado parece ter deixado Nadal pronto para voltar com tudo às competições. Neste domingo, ele esteve absoluto com o seu saque na mão, com o qual ganhou 26 dos 27 pontos que disputou quando encaixou o seu primeiro serviço. Desta forma, não cedeu nenhum break point a Mayer e aproveitou quatro das seis chances que teve de quebrar o saque do argentino.
Outro cabeça de chave de destaque em Indian Wells que estreou com vitória neste domingo foi o argentino Juan Martín del Potro. Nono pré-classificado, ele superou o australiano Marinko Matosevic por 2 sets a 0, com 7/5 e 6/2.
Com isso, Del Potro lutará por um lugar nas oitavas de final em confronto com o espanhol Fernando Verdasco, 19.ª cabeça de chave, que neste domingo superou o norte-americano Ryan Sweeting por duplo 6/2.
Em outro jogo já encerrado neste domingo, o russo Nicolay Davydenko derrotou o alemão Bjorn Phau por 2 sets a 0, com 7/5 e 6/2, e terá pela frente na terceira rodada o ganhador do confronto entre o brasileiro Thomaz Belluci e o austríaco Jurgen Melzer, que se enfrentam também neste domingo. Inicialmente, Davydenko enfrentaria neste domingo o francês Gael Monfils, mas ele desistiu da competição por causa de problemas estomacais e foi substituído por Phau.
Já o cipriota Marcos Baghdatis desbancou o favoritismo do espanhol Feliciano Lopez, 15.º cabeça de chave, ao ganhar por 2 sets a 0, com 6/3 e 6/4, e também se garantiu na terceira rodada nos Estados Unidos.