O letão Ernests Gulbis, número 36 do mundo, conquistou neste domingo o quarto título da sua carreira. Cabeça de chave número 6, ele se sagrou campeão do Torneio de São Petersburgo ao derrotar, de virada, o espanhol Guillerrmo García-López, 74º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/0, em 1 hora e 45 minutos.
No primeiro set da final, García-López conseguiu três quebras de serviço contra apenas uma de Gulbis para vencer por 6/3. Embalado, o espanhol chegou a abrir 4/1 na segunda parcial e ficou muito perto do título, mas permitiu a reação do letão, que venceu cinco games seguidos e fechou a parcial em 6/4 para empatar o jogo.
No terceiro set, García-López não ofereceu qualquer resistência. Assim, Gulbis fechou a parcial em 6/0, convertendo o seu primeiro match point, e conquistou o título do ATP 250 russo vencendo 11 games consecutivos na final.
A decisão deste domingo foi a primeira de Gulbis desde que ele conquistou o terceiro título da sua carreira em fevereiro ao vencer o Torneio de Delray Beach. Já García-López buscava a terceira conquista da sua careira, mas segue sem ser campeão desde 2010, quando faturou um título em Bangcoc.