Pensando na vaga olímpica, 14 judocas brasileiros iniciam neste sábado a disputa da Super Copa do Mundo de Paris. A competição francesa, uma das mais importantes do judô mundial, será a primeira a contar pontos para o processo seletivo que formará a seleção do Brasil para os Jogos de Pequim.
Por enquanto, apenas dois judocas brasileiros já estão garantidos na Olimpíada, por causa de seus resultados no Mundial e nos Jogos Pan-Americanos: João Derly (até 66kg) e Erika Miranda (até 52kg). Nas demais categorias, haverá disputa entre dois atletas para ver quem fica com a vaga.
Mas essa disputa pela vaga olímpica não terá um confronto direto. Será uma decisão da comissão técnica da seleção de acordo com os resultados obtidos pelos judocas em quatro competições na Europa – serão duas chances para cada um. Assim, a primeira etapa desse processo seletivo acontece neste sábado e domingo, em Paris. Neste sábado, competem em Paris os seguintes atletas: Denílson Lourenço (até 60kg), Sarah Menezes (até 48kg) João Derly (até 66kg), Erika Miranda (até 52kg), Victor Penalber (até 73kg), Ketleyn Quadros (até 57kg) e Vânia Ishii (até 63kg).
