Orlando Kissner |
Pierre cumpriu suspensão automática e volta hoje ao time tricolor. |
O jogo mais importante da temporada. É assim que os paranistas encaram o confronto desta tarde – às 16h, no Pinheirão -, frente ao Fluminense. Numa partida ?de seis pontos?, a meta é passar o fim-de-semana curtindo, na pior das hipóteses, a 6.ª colocação do Brasileiro. Para isso, o Paraná Clube busca sua 14.ª vitória na competição, contando com o ?fator Pinheirão?. No seu alçapão, o Tricolor tem aproveitamento de 72,73%, e hoje conta com casa cheia.
Os ingressos (23 mil) se esgotaram ontem pela manhã e no embalo da sua galera o Paraná tenta desbancar um dos times mais badalados da competição. ?Eles têm um grande time e que joga ofensivamente. Todo o cuidado é pouco?, frisou o lateral-esquerdo Edinho. Encarregado da marcação a Gabriel (um dos destaques do time carioca), o ala paranista lembra que é importante impor um ritmo ofensivo. ?Respeito sim, mas confiando no nosso potencial. É assim que vamos entrar em campo?, avisou.
Esse será apenas um dos duelos que serão travados no Pinheirão. O Paraná Clube deverá recorrer a algumas marcações individuais sobre os principais destaques do Flu. Um deles, o artilheiro Tuta, que deverá ser vigiado de perto por Daniel Marques. O zagueiro só teve sua escalação assegurada no fim da tarde, em julgamento realizado no Rio de Janeiro. O advogado Domingos Moro obteve mais uma vitória e Daniel Marques pegou apenas um jogo de suspensão (já cumprido). Foram dois votos por punição de um jogo, uma abstenção e outro pela absolvição do zagueiro.
?A gente sempre fica apreensivo. Mas, tinha certeza que a justiça seria feita?, disse Daniel Marques, aliviado, já que havia o risco de um gancho de até dez partidas. ?Agora, é entrar em campo e fazer a lição de casa?, frisou. Para Daniel Marques, o fator campo será decisivo frente ao Fluminense. ?Nossa campanha no Pinheirão é muito boa. Com casa cheia, a motivação é ainda maior.? O Tricolor não perde, jogando em casa, desde a primeira rodada do Brasileiro, quando foi superado pelo Goiás (0x2), atuou apenas com os remanescentes do campeonato estadual.
O técnico Luiz Carlos Barbieri quer seu time atento na marcação, mas preocupado em jogar futebol. ?Não dar espaços ao adversário é fundamental. Mas, só isso não basta. É preciso qualidade e ambição. Isso não tem faltado ao nosso time?, analisou. Barbieri sabe o quanto é importante uma vitória frente ao Fluminense para que as metas traçadas não sofram abalo. Com um resultado positivo hoje, o Paraná pode terminar a rodada novamente na zona de classificação à Libertadores, caso Palmeiras e Santos não vençam seus jogos, fora de casa, contra Botafogo e Juventude, respectivamente.
Para chegar à vitória, o Tricolor conta com o retorno de três titulares: o zagueiro Marcos, o volante Pierre e o atacante Borges. Neguete foi mantido na zaga, em substituição a Aderaldo, suspenso, e Darci entra na meta, pois Flávio também cumpre automática. ?Temos um time competitivo. Isso ninguém pode negar. E, pelo astral do grupo, estamos no caminho certo para alcançar nossos objetivos?, finalizou Barbieri.
Darci motivado pra substituir o Pantera
O Paraná entra em campo, hoje, sem a sua maior referência defensiva. Suspenso, o goleiro Flávio vai acompanhar o jogo da arquibancada, dando total apoio ao reserva Darci. Quem diria? Há 45 dias, os dois ?saíram no tapa? e foram duramente repreendidos pela diretoria. Superada a crise, reataram relacionamento e hoje trocam informações e ficam no mesmo quarto nas concentrações. ?Foi um mal entendido, já superado?, diz Flávio. ?O bom de tudo isso é que o grupo saiu fortalecido?, completa Darci.
O goleiro suplente tem hoje a missão de parar um dos melhores ataques do Brasileirão. De quebra, busca manter o alto nível defensivo do time. No último jogo, Flávio fez excepcionais defesas – pegando dois pênaltis – e foi responsável direto pela vitória sobre o Atlético Mineiro (1×0). ?É melhor assim. O difícil é entrar no time quando o titular tá mal. Como o Flávio vive um grande momento, vou pro jogo ainda mais motivado?, disse Darci, sabendo que ainda busca seu espaço no clube.
Para o treinador de goleiros, Jair Leite, o maior obstáculo é a falta de ritmo. ?Mesmo ele tendo feito seis jogos seguidos, é uma situação diferente. Mas, o Darci está bem e vai fazer um grande jogo?, aposta. Darci, na série de jogos citada por Jair, obteve apenas uma vitória. Ele encara isso com naturalidade, pois teve contra si o fato de o Tricolor ter viver ali o seu pior momento na competição. ?A queda de rendimento foi geral. O Darci fez bons jogos e não dá para associar as coisas, não?, disse o capitão Marcos, em defesa do companheiro.
O ?efeito Flávio?, para os jogadores, não existe. ?Temos dois grandes goleiros. O Flávio é diferenciado por sua experiência. É um ídolo da torcida. Mas, o Darci é um goleiro de qualidade e que só precisa de seqüência de jogos para mostrar seu valor?, disse Marcos. Darci lembra que, num passado recente, fez bons jogos em momentos decisivos do time, como no Brasileiro do ano passado, quando enfrentou Vitória e Criciúma, em jogos que foram decisivos para a permanência do time na primeira divisão.
No atual Brasileiro, Flávio atuou em 24 jogos (com 12 vitórias, 8 empates e 4 derrotas) e sofreu 21 gols. Os números de Darci não são bons, mas ele disputou somente um jogo em Curitiba. Foram 7 jogos (1 vitória, 2 empates e 4 derrotas) e 14 gols sofridos.
Um pé no gramado, outro no altar
?Tô fazendo o possível pra me desligar.? Borges não esconde que vive um momento de grande ansiedade. Não bastasse o jogo decisivo desta tarde, pouco depois, às 20h, ele estará dizendo o ?sim? para Letícia, sua noiva. ?O casamento mexe com o ser humano. A tensão é inevitável?, admitiu. Por isso, o jogador restringiu seu celular e quer aproveitar a concentração – que começou ontem, logo após o almoço – para mentalizar somente a partida frente ao Fluminense.
Borges está casado no civil desde a última segunda-feira, mas a cerimônia religiosa e a festa serão hoje à noite. ?Só que a lua-de-mel vai ficar para dezembro, nas férias?, revelou. ?Viajar, agora, nem pensar. Estamos num momento importante do campeonato e, felizmente, a Letícia é muito compreensiva?, disse.
Apesar da ansiedade, Borges garante que entrará em campo ?ligado? e disposto a fazer sua parte na busca por uma vitória. ?Sei que o jogo será de alto nível. Com o apoio da nossa torcida, temos condições de fazer bonito e garantir os três pontos?, comentou. Artilheiro do Tricolor com 14 gols, Borges diz que balançar as redes não é sua prioridade. ?O fundamental é vencer. Se você fica preocupado em fazer gols, tudo fica mais difícil. As coisas devem vir ao natural?, afirmou. Caso deixe sua marca, Borges pode entrar na história do Brasileirão-2005, como autor do gol 1000 na competição. Com a anulação dos 11 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho, foram marcados até aqui 988 gols.
CAMPEONATO BRASILEIRO
31ª RODADA
SÚMULA
Local: Pinheirão (Curitiba).
Horário: 16h.
Árbitro: Lourival Dias Lima Filho (BA).
Assistentes: Alessandro Rocha (Fifa-BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA).
Tempo: Chuva fraca.
Temperatura: 21º, na hora do jogo.
PARANÁ CLUBE x FLUMINENSE
PARANÁ
Darci; Daniel Marques, Marcos e Neguete; Neto, Pierre, Mário César, Éder e Edinho; Borges e André Dias. Técnico: Luiz Carlos Barbieri.
FLUMINENSE
Kléber; Gabriel, Gabriel Santos, Igor e Juan; Marcão, Arouca, Preto Casagrande, Petkovic; Lenny e Tuta. Técnico: Abel Braga.