Foto: Divulgação |
Dayro Moreno, 21 anos, afirma que está bem preparado para brigar por uma vaga no time titular. continua após a publicidade |
Jovem, polêmico e com faro de gol. Este é o atacante Dayro Moreno, o novo reforço do Atlético para a temporada 2007.
A contratação do centroavante colombiano, de 21 anos, foi oficializada ontem pelo Furacão, 40 dias após sua chegada ao CT do Caju. Seu contrato já está registrado na CBF e o técnico Vadão tem sinal verde para escalá-lo.
Moreno, que chegou a Curitiba no dia 8 de janeiro, esperou mais de um mês para conseguir visto de trabalho para jogar no Brasil. Agora, está ansioso para estrear com a camisa rubro-negra. ?Já estou adaptado à cidade e ao time e preparado para jogar. Quando o Vadão necessitar de mim, estarei pronto.
Sei que terei uma grande concorrência, porque temos bons atacantes.
Mas vou trabalhar duro para conseguir a posição de titular?, avisa o novo matador atleticano.
A fama de artilheiro acompanha Dayro Moreno desde o início de sua carreira. Revelado em 2001 pelo Once Caldas, clube que defendeu até o final do ano passado, o jogador logo foi apontado como uma das grandes promessas do futebol colombiano.
Em 2004, ajudou seu clube a faturar o título da Libertadores.
Com a seleção sub-20, participou da conquista do título sul-americano em 2005. No mesmo ano, foi também destaque no mundial da categoria, quando a Colômbia superou Itália, Síria e Canadá na primeira fase e só parou diante da Argentina, que seria campeã, nas oitavas-de-final.
No ano passado, Moreno foi o terceiro principal goleador da Colômbia, ao marcar 20 gols na temporada. ?Sou um jogador que adora atacar e fazer gols, como todo atacante. A torcida pode esperar um Dayro Moreno muito aguerrido e que lutará sempre para vencer?, garante.
Porém, junto com a fama de matador, Moreno também ficou conhecido por algumas polêmicas.
No ano passado, foi cortado da seleção sub-20 ao não aparecer para o primeiro treino da equipe, que se preparava para o Torneio de Toulon, sem dar qualquer explicação. Mesmo assim, ganhou sua primeira chance na seleção principal da Colômbia.
Outra confusão aconteceu quando ele se recusou a se transferir para o Dínamo de Zagreb, da Croácia. Mesmo após ter acertado tudo com o clube, Moreno teria voltado atrás ao ser informado por seu empresário de uma suposta proposta do Boca Juniors, da Argentina, que nunca se concretizou.
100 mil dólares
Moreno veio para o Atlético emprestado até o final de 2007. ?O jogador será emprestado por um ano, por 100 mil dólares. Adicionalmente, se fixou uma opção de compra de 50% do passe por 550 mil dólares?, revelou o vice-presidente do Once Caldas, José Ignácio Llano, à imprensa colombiana.
Dois colombianos brigam na Justiça
Além de Dayro Moreno e David Ferreira, titular do Furacão, mais dois colombianos seguem treinando no CT do Caju. O goleiro Julian Viáfara e o volante Edwin Valência chegaram a Curitiba no início de janeiro, mas ainda não estão aptos a jogar.
Eles tentam na Justiça da Colômbia a liberação do América de Cali. Sem o aval do clube, a federação local não pode registrar a transferência dos jogadores e o Atlético fica impedido de inscrevê-los na CBF.
Sem saber se terá a oportunidade de atuar com Viáfara e Valência, Dayro Moreno comemora a presença de Ferreira na equipe. ?Para mim, facilita muito o fato de o Ferreira estar no Brasil há mais tempo. Ter um companheiro colombiano no time é muito importante. Assim não me sentirei tão sozinho no início?, diz o atacante.
Velho conhecido
A reestréia de Rogério Corrêa deve ser a principal novidade do Atlético amanhã, contra o Adap Galo, na Baixada. O zagueiro, campeão brasileiro em 2001, é o favorito para substituir o capitão Danilo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Aos 28 anos, Rogério retornou à Baixada no início deste ano, mas ainda não disputou nenhuma partida.
Ele estava em tratamento para corrigir uma atrofia na coxa direita, que surgiu após duas operações no joelho que fez no ano passado.
Outra mudança em relação ao time que goleou o Roma por 5 a 1, na última quarta-feira, pode ser a volta de Denis Marques ao ataque. Poupado da partida em Apucarana, devido a dores na região do púbis, ele deve reaparecer ao lado de Alex Mineiro. Assim, Pedro Oldoni voltaria para o banco de reservas.
O técnico Vadão deve confirmar a escalação após o treino da manhã de hoje.
Mas, independente de quem entrar em campo, os jogadores rubro-negros garantem muito empenho para superar o invicto time de Maringá. ?Enfrentaremos o líder do campeonato, que está fazendo uma grande campanha.
Mas dentro de casa somos fortes e com o apoio da nossa torcida vamos procurar a vitória?, afirma o volante Alan Bahia.
Atacantes de sobra no CT do Caju
Com a liberação de Dayro Moreno, o Atlético tem agora um time só de atacantes treinando no CT do Caju. Com o colombiano, o técnico Vadão tem à disposição 11 jogadores para formar a linha de frente do Furacão.
Apenas cinco deles devem ser aproveitados no time A do Rubro-Negro: Moreno, Alex Mineiro, Denis Marques, Pedro Oldoni e Ricardinho.
Com o Ventania ficam Dinei, Jonatas, Renato e Willian.
Outros dois podem não vestir mais a camisa rubro-negra. Dagoberto continua em litígio com a diretoria atleticana e segue afastado dos gramados. Paulo Rink tem contrato com o clube até o final de junho. Às vésperas de completar 34 anos, ele deve anunciar sua aposentadoria em breve. Paulo ainda não participou de nenhuma partida em 2007.