A vitória do russo Nikolay Davydenko por 2 sets a 0 sobre o favorito Juan Martín Del Potro, em apenas 1h24min de jogo, não surpreendeu apenas o público presente na Arena O2, em Londres. O próprio campeão do ATP Finals admitiu ter ficado surpreso com o rápido placar da decisão.

continua após a publicidade

“Fiquei surpreso. Acho que eu tive maior concentração. Estava 100% concentrado desde o primeiro ponto. E acho que isso deve ter sido importante para o jogo de hoje”, avaliou o primeiro russo a conquistar o ATP Finals, torneio que era chamado de Masters Cup até o ano passado. A competição reúne os oito melhores tenistas da temporada.

Davydenko, que entrou no torneio como número sete do mundo, superou todos os campeões de Grand Slam do ano e, de quebra, garantiu a sexta colocação do ranking que será divulgado na segunda-feira pela ATP.

Na fase de grupos, ele venceu o espanhol Rafael Nadal, que levou o Aberto da Austrália, e o sueco Robin Soderling, finalista em Roland Garros. Na semifinal, bateu o número 1 Roger Federer, campeão do Grand Slam francês e de Wimbledon. E, neste domingo, foi a vez de superar Del Potro, vencedor do US Open.

continua após a publicidade

“Para mim é maravilhoso chegar aqui como número sete e ganhar o torneio. Foi surpreendente para mim”, revelou o russo. “Há tantos nomes gravados aqui: Djokovic, Federer, Sampras, todo mundo. E agora, em 2009, o meu nome estará aqui para sempre. É incrível”, disse, orgulhoso de sua maior conquista na carreira.

Vice-campeão, Del Potro reconheceu a superioridade do rival no jogo deste domingo. “Ele fez uma grande semana. Ganhou de todos e é um verdadeiro campeão”, declarou o argentino, que não conseguiu aguentar o forte ritmo de Davydenko dentro de quadra. “Ele é muito rápido. Ele joga como se fosse um jogo de ‘PlayStation’. Ele corre para todo lado. É muito difícil acertar bolas vencedoras”, admitiu.

continua após a publicidade