Davydenko bate Del Potro e fatura título do ATP Finals

Depois de ser vice-campeão no ano passado, o russo Nikolay Davydenko surpreendeu o favorito Juan Martín Del Potro neste domingo e faturou o título do ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas da temporada. Foi o primeira grande conquista da carreira de Davydenko, de 28 anos.

Em 2008, ele foi derrotado na decisão pelo sérvio Novak Djokovic, em Xangai, quando a competição se chamava Masters Cup. Com a vitória, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4, Davydenko chegou ao seu quinto título na temporada. O número sete do mundo levantou a taça no Masters 1000 de Xangai, e nos Torneios de Kuala Lumpur, Umag e Hamburgo.

Neste domingo, Davydenko teve menos trabalho para sair com a vitória, após eliminar o suíço Roger Federer nas semifinais, no sábado. Diante de um apático Del Potro, o russo aplicou seu conhecido ritmo de fundo da quadra, com bolas rápidas, e um forte saque para neutralizar os golpes do rival.

No primeiro set, Davydenko chegou a acertar 89% dos pontos quando jogou com o primeiro serviço e só precisou salvar um break point para manter o saque. Del Potro teve mais dificuldade e perdeu o serviço após ceder duas chances de quebra ao adversário.

O russo manteve o embalo na segunda parcial, enquanto Del Potro dava sinais de cansaço. O argentino disputou o segundo jogo do dia no sábado e teve menos tempo para descansar entre a semi e a final. Mesmo assim, o número cinco do mundo teve duas chances de quebra no segundo set, mas não aproveitou as oportunidades. Davydenko novamente foi mais eficiente e impôs a segunda quebra sobre o rival antes de definir o jogo em 1h24min.

Para chegar ao título, Davydenko superou o espanhol Rafael Nadal, o suíço Roger Federer e o sueco Robin Soderling, finalista em Roland Garros neste ano. Só perdeu para Djokovic, justamente seu algoz em 2008. Com o título, Davydenko, ex-número três do mundo, coroou uma carreira de agora 19 títulos, mas com poucas conquistas de expressão. Seus mais importantes troféus foram levantados nos Masters 1000 de Paris (2006), Miami (2008) e Xangai, neste ano.

Com a derrota, Del Potro perdeu a chance de celebrar um grande final de temporada. Depois de faturar seu primeiro título de Grand Slam, o US Open, em setembro, o argentino poderia ter alcançado o quarto lugar do ranking da ATP com o título neste domingo.

Apesar da derrota, Del Potro encerrou sua temporada em alta. Ele deu grande salto no ranking neste ano, com os títulos em Washington e Auckland, e bons desempenhos nos torneios Grand Slam. Também superou os melhores tenistas do ranking, Rafael Nadal e Roger Federer, este último na decisão do US Open.

Ainda neste domingo, os irmãos Bob e Mike Bryan, dos Estados Unidos, garantiram o título do torneio de duplas ao superarem na final o bielo-russo Max Mirnyi e o israelense Andy Ram por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/5) e 6/3.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo