Depois de Mayra Aguiar conquistar o bicampeonato mundial na sexta-feira, os brasileiros mantiveram o bom desempenho neste sábado no Mundial de Judô, que está sendo realizado em Budapeste, na Hungria. Na categoria pesado masculino (+100kg), David Moura foi à semifinal e Rafael Silva, o Baby, vai disputar a repescagem e brigar pelo bronze.

continua após a publicidade

Líder do ranking mundial e cabeça-de-chave número um, David estreou na segunda rodada e venceu o sérvio Zarko Culum por ippon, após aplicar uma chave de braço. Depois, por um wazari, ele superou o bielo-russo Aliaksandr Vakhaviak e o mongol Tuvshinbayar Naidan, vice-campeão olímpico em Londres 2012 e campeão em Pequim no meio-pesado (até 100kg), chegando à sua segunda semifinal de Mundial. Seu adversário será o húngaro Barna Bor.

continua após a publicidade

Rafael Silva também teve bom desempenho, mas acabou derrotado nas quartas pelo bicampeão olímpico Teddy Riner, da França. Antes, porém, ele havia superado Ushangi Kokauri, do Azerbaijão, por ippon; Daniel Natea, da Romênia, por um wazari; e Faicel Jaballah, da Tunísia, por ippon. Bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, Baby enfrenta na repescagem o austríaco Daniel Allerstoffer.

continua após a publicidade

Os demais brasileiros que lutaram neste sábado foram eliminados. Luciano Corrêa (até 100kg) empatou sem pontuações ou punições no tempo normal de sua luta de estreia, contra o britânico Benjamin Fletcher, mas perdeu no golden score por um wazari.

E, no feminino, Maria Suelen Altheman (+78kg) até estreou com vitória sobre a argelina Sonia Asselah, por ippon, mas acabou eliminada nas oitavas pela chinesa Song Yu, atual campeã mundial. As finais da categoria pesado masculino ocorrem ainda neste sábado.