Invicto por 24 rodadas, o Manchester United parecia caminhar para o título inglês com larga vantagem sobre seus adversários. Nesta terça-feira, porém, a equipe vermelha perdeu para o Chelsea por 2 a 1, de virada, conheceu a sua derrota em quatro jogos e começa a ser seriamente ameaçado pelo Arsenal na ponta da competição. O brasileiro David Luiz fez o gol de empate e marcou pela primeira vez pelo seu novo clube.
Com a derrota no jogo adiado da 18ª rodada do Inglês, o Manchester estaciona nos 60 pontos, com 28 partidas disputadas. O Arsenal tem apenas quatro pontos a menos em 27 jogos e pode encostar já no final de semana. O Chelsea, por sua vez, segue com sua campanha irregular, mas foi aos 48 pontos, passou a ser quarto e entrou na zona de classificação à Liga dos Campeões.
O Chelsea manteve ainda um tabu de nove jogos – nove anos – sem derrota em casa para o Manchester United pelo Campeonato Inglês. A última vitória dos visitantes ali foi em abril de 2002.
Tentando quebrar o jejum, o Manchester saiu na frente do placar, aos 29 minutos do primeiro tempo. Nani tocou para Rooney, que girou na entrada da área, se afastou da marcação e chutou forte, rasteiro, no canto direito de Cech para marcar.
O Chelsea quase empatou aos 39 minutos. Lampard bateu falta, Van der Sar deu rebote e Ivanovic pegou a sobra. Não conseguiu acertar o primeiro chute, mas ia mandando para o gol no segundo. Vidic tirou em cima da linha e salvou o Manchester.
Aos 8 minutos do segundo tempo, não tinha quem salvar. Após cruzamento da esquerda, a bola foi desviada pelo alto e sobrou para David Luiz dar uma de atacante, acertar um voleio indefensável e empatar o jogo.
A virada veio aos 33. Zhirkov recebeu na área pela esquerda, tentou passar pela marcação e foi derrubado. Lampard bateu alto o pênalti e definiu a vitória dos donos da casa.
COPA DA INGLATERRA – Pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra, o Everton, algoz do Chelsea na competição, foi derrotado nesta terça-feira pelo Reading por 1 a 0 em Liverpool e deu adeus ao torneio. A equipe da segunda divisão inglesa agora espera o vencedor de Manchester City e Aston Villa.