Com uma arrancada na reta final da temporada, o escocês Dario Franchitti ganhou neste sábado o título da Fórmula Indy. A conquista veio com uma oitava colocação na 17ª e última etapa do calendário, no circuito de Homestead, em Miami, nos Estados Unidos, numa prova que foi vencida pelo neozelandês Scott Dixon. Mas, para ser o campeão, o piloto da Chip Ganassi contou também com o abandono do australiano Will Power, que até então era o líder do campeonato.
Aos 37 anos, Franchitti conquistou neste sábado o terceiro título da Indy na sua carreira, repetindo os feitos de 2007 e 2009. Nesta temporada, ele venceu três das 17 etapas disputadas, incluindo a tradicional 500 Milhas de Indianápolis – as outras foram em Mid-Ohio e Chicago. E acabou superando Will Power, que somou cinco vitórias ao longo do ano, mas abandonou a prova decisiva, neste sábado, em Miami, e teve de se contentar com o vice-campeonato.
Franchitti chegou a Miami na vice-liderança do campeonato, 12 pontos atrás de Power. Mas já reduziu essa diferença ao conseguir a pole position, o que dá um ponto extra na Indy. O escocês liderou grande parte da prova, mas, depois do abandono do australiano da Penske após um leve acidente na 135ª das 200 voltas previstas, tratou de administrar a situação para chegar numa posição que lhe garantisse o título. E foi o que aconteceu, definindo o título.
O resultado em Miami levou Franchitti a ficar com apenas cinco pontos de vantagem sobre Power. Companheiro do australiano na equipe Penske, o brasileiro Hélio Castroneves foi o quinto colocado neste sábado e terminou o campeonato em quarto lugar – o terceiro foi Dixon, que venceu a corrida e o ultrapassou. Mas ele não foi melhor piloto do Brasil na prova que encerrou a temporada: Tony Kanaan conseguiu a terceira posição, atrás também da norte-americana Danica Patrick.
Entre os demais pilotos brasileiros da Fórmula Indy, destaque para Vitor Meira, que conseguiu o sexto lugar na etapa de Miami. Raphael Matos, por sua vez, foi apenas o 17º colocado. Enquanto isso, Mario Moraes e Bia Figueiredo não conseguiram completar a corrida.
Confira a classificação final da prova:
1) Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi)
2) Danica Patrick (EUA/Andretti)
3) Tony Kanaan (BRA/Andretti)
4) Ryan Briscoe (AUS/Penske)
5) Hélio Castroneves (BRA/Penske)
6) Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt)
7) Marco Andretti (EUA/Andretti)
8) Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi)
9) Dan Wheldon (ING/Panther)
10) Graham Rahal (EUA/Rahal Letterman)
11) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)
12) Alex Lloyd (ING/Dreyer & Reinbold)
13) Ed Carpenter (EUA/Vision)
14) Alex Tagliani (CAN/Fazzt)
15) Bertrand Baguette (BEL/Conquest)
16) Sebastian Saavedra (COL/Conquest)
17) Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon)
18) Takuma Sato (JAP/KV)
19) Ernesto Viso (VEN/KV)
20) Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan)
21) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold)
22) Sarah Fisher (EUA/Sarah Fisher)
23) Simona de Silvestro (SUI/HVM)