Dante Mendonça é um daqueles curitibanos que não nasceram aqui. Mas, sem ele, não existiria essa Curitiba que o mundo conhece. Jornalista, escritor, cartunista, boêmio, intelectual, personagem, contador de histórias, ator, cenógrafo, humorista, colunista, carnavalesco, diretor de arte e “imortal”, Dante é também um apaixonado por futebol. E em período de Atletiba, ele aproveita para relançar seus livros que valorizam a rivalidade entre Atlético e Coritiba da melhor forma possível – com bom humor.
Ao lado do escritor carioca Luís Pimentel, Dante Mendonça escreveu dois livros com a mesma temática – mas de cores diferentes. São os seguintes: “Piadas para Sacanear Atleticano (Para alegria de coxa-branca)” e “Piadas para Sacanear Coxa-Branca (Para alegria de atleticano)”, que serão relançados oficialmente às 11h, no Bar Stuart, que fica na Praça Osório, 427, no Centro.
- Atlético e Coritiba podem ter novidades no clássico da Arena
- Aos 30 anos, Fabrício será um dos estreantes do clássico
- William Matheus vê Coxa pronto pra reagir no Atletiba
Nada mais curitibano. Dante, que chegou ainda garoto à cidade, estudando nos colégios Camões e Bom Jesus, e que trabalhou nas principais redações de Curitiba – muitas sediadas ali pelo centro mesmo. O Bar Stuart é até hoje ponto de encontro de várias gerações. E o Atletiba é o principal clássico do nosso futebol.
Nos livros, Dante compila centenas de piadas, daquelas típicas para contar num boteco, tomando uma cerveja (ou um refrigerante), para provocar o amigo que torce para o time rival. E para que ninguém se incomode, as duas versões foram feitas, lançadas e relançadas ao mesmo tempo – com anedotas inéditas, não é apenas uma “reciclagem” de textos apenas mudando o nome da equipe.
Quem comprar as novas edições de “Piadas para Sacanear Atleticano (Para alegria de coxa-branca)” e “Piadas para Sacanear Coxa-Branca (Para alegria de atleticano)”, lançadas pela Travessa dos Editores, também vai ajudar o Hospital de Clínicas, porque todo o dinheiro arrecadado com a venda dos livros será destinado ao HC. Os dois livros serão vendidos juntos, ao preço de R$ 20. É imperdível.