Danny Boyle, premiado com o Oscar de melhor diretor por “Quem Quer Ser um Milionário” em 2009, vai ser o responsável pela cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Boyle foi apresentado nesta quinta-feira como o diretor artístico da cerimônia, que será realizada em 27 de julho de 2012.
Boyle conquistou o prêmio de melhor diretor no Oscar em 2009 por “Quem Quer Ser um Milionário?”, filme que ganhou oito Oscars. Entre outros filmes, ele dirigiu “Trainspotting – Sem Limites”, “Por Uma Vida Menos Ordinária” e “Sunshine – Alerta Solar”. “É uma responsabilidade fantástica”, disse Boyle. “Quando me ofereceram o trabalho, eles disseram, ‘Você quer pensar nisso?’ Eu disse: ‘Não, eu quero fazer'”.
Outro diretor de Hollywood, Stephen Daldry, será um dos produtores executivos das cerimônias de abertura e encerramento. Daldry dirigiu “Billy Elliott”, “As Horas” e “O Leitor”, entre outros filmes.
Londres terá uma tarefa difícil para tentar superar a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, que foi projetada pelo diretor de cinema chinês Zhang Yimou e teve uma audiência televisiva de 1 bilhão de pessoas.
Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador da Olimpíada de 2012, disse que a cerimônia será sobre “o que precisamos em Londres, que é uma Olimpíada para os nossos tempos”.
Coe afirmou que não há planos para cortar o orçamento de 40 milhões de libras para as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, a despeito da grava crise financeira da Grã-Bretanha. “Nós não reduziremos o âmbito do que estamos fazendo”, disse.