O ranking da ATP divulgado nesta segunda-feira (14) confirma o brasileiro Marcos Daniel na chave principal de Roland Garros. Mesmo sem ter conquistado pontos, o gaúcho – que defendeu o Brasil na vitória sobre a Colômbia na Copa Davis – manteve a 91ª posição. Os 104 primeiros desta semana têm vaga garantida no grand slam francês.
A lista desta segunda mostra poucas alterações entre os primeiros colocados, já que não houve torneios importantes do circuito. Os principais tenistas que estiveram em ação defenderam seus países na Davis, que ainda não conta pontos para o ranking.
Sendo assim, Roger Federer manteve seus 6.600 pontos e a primeira colocação, seguido por Rafael Nadal, com 5.930, Novak Djokovic, 4.785 e Nikolay Davidenko, 3.175. Alteração entre os 15 primeiros, só a queda de duas posições do francês Jo-Wilfried Tsonga, e a ascensão do cipriota Marcos Baghdatis e do chileno Fernando Gonzalez, que subiram um posto cada.
Entre os brasileiros, o destaque foi Thiago Alves, que ganhou 34 posições e agora é o 218º com 178 pontos. A boa pontuação deve-se à semifinal no challenger de Huamacao, em Porto Rico. Thomaz Bellucci, titular do País na Davis, manteve o 145º lugar.