O Dallas Mavericks voltou a empatar a série final da NBA, diante do Miami Heat em 2 a 2, com uma vitória por 86 a 83 na noite da última terça-feira, em casa. O grande destaque da noite foi novamente o alemão Dirk Nowitzki, não só por seus 21 pontos e 11 rebotes, que lhe garantiram um “double-double”, mas por ter atuado toda a partida beirando os 39 graus de febre.

continua após a publicidade

“Todos nós o vimos treinar intermitentemente e a cada vez que tentava falar, tossia e parecia asfixiar-se. Simplesmente jogamos com uma paixão incrível e grande coração”, declarou o pivô Tyson Chandler. “Isso é coisa de Jordan”, disse o ala Jason Terry, referindo-se à final de 1997, quando Michael Jordan atuou com febre diante do Utah Jazz no jogo 5 e mesmo assim foi decisivo, com 38 pontos.

Chandler e Terry, aliás, foram outros dois destaques da equipe texana. O pivô anotou 13 pontos e ainda conseguiu 16 rebotes, sendo nove ofensivos, enquanto o ala marcou 17 pontos. Shawn Marion e DeShawn Stevenson foram os outros dois jogadores do Dallas acima dos dez pontos, com 16 e 11, respectivamente.

Mas na hora da decisão, quem apareceu mesmo foi Nowitzki. O alemão vinha mal, com apenas 11 pontos, até o último quarto, quando marcou dez pontos e liderou o Dallas. Foi ele quem deu a vantagem de três pontos ao Dallas, com uma cesta a 14,4 segundos do fim, garantindo a liderança em 84 a 81.

continua após a publicidade

Se cinco jogadores do Mavericks anotaram mais de dez pontos, do lado do Heat foram apenas dois. Chris Bosh teve uma grande atuação no primeiro tempo e terminou o confronto com 24 pontos. Já Dwyane Wade novamente foi o destaque do time da Flórida, chamando a responsabilidade e terminando a partida com 32 pontos.

Quem esteve irreconhecível foi LeBron James. O ala quase não apareceu durante toda a partida, acertou apenas três de 11 arremessos de quadra tentados, e fechou com apenas oito pontos, quebrando uma série de 433 jogos nos quais contabilizou mais de dez pontos. Foi também sua pior pontuação em jogos de playoffs na carreira.

continua após a publicidade

Com a vitória, o Mavericks garantiu que a série volte para Miami e siga, pelo menos, até o jogo 6, que acontecerá neste domingo. Antes, no entanto, acontece o duelo 5, nesta quinta, ainda em Dallas. Caso seja necessário, o confronto 7 será novamente em Miami, na próxima terça-feira.