Dallas exalta raça de Nowitizki após vitória contra Heat

O Dallas Mavericks voltou a empatar a série final da NBA, diante do Miami Heat em 2 a 2, com uma vitória por 86 a 83 na noite da última terça-feira, em casa. O grande destaque da noite foi novamente o alemão Dirk Nowitzki, não só por seus 21 pontos e 11 rebotes, que lhe garantiram um “double-double”, mas por ter atuado toda a partida beirando os 39 graus de febre.

“Todos nós o vimos treinar intermitentemente e a cada vez que tentava falar, tossia e parecia asfixiar-se. Simplesmente jogamos com uma paixão incrível e grande coração”, declarou o pivô Tyson Chandler. “Isso é coisa de Jordan”, disse o ala Jason Terry, referindo-se à final de 1997, quando Michael Jordan atuou com febre diante do Utah Jazz no jogo 5 e mesmo assim foi decisivo, com 38 pontos.

Chandler e Terry, aliás, foram outros dois destaques da equipe texana. O pivô anotou 13 pontos e ainda conseguiu 16 rebotes, sendo nove ofensivos, enquanto o ala marcou 17 pontos. Shawn Marion e DeShawn Stevenson foram os outros dois jogadores do Dallas acima dos dez pontos, com 16 e 11, respectivamente.

Mas na hora da decisão, quem apareceu mesmo foi Nowitzki. O alemão vinha mal, com apenas 11 pontos, até o último quarto, quando marcou dez pontos e liderou o Dallas. Foi ele quem deu a vantagem de três pontos ao Dallas, com uma cesta a 14,4 segundos do fim, garantindo a liderança em 84 a 81.

Se cinco jogadores do Mavericks anotaram mais de dez pontos, do lado do Heat foram apenas dois. Chris Bosh teve uma grande atuação no primeiro tempo e terminou o confronto com 24 pontos. Já Dwyane Wade novamente foi o destaque do time da Flórida, chamando a responsabilidade e terminando a partida com 32 pontos.

Quem esteve irreconhecível foi LeBron James. O ala quase não apareceu durante toda a partida, acertou apenas três de 11 arremessos de quadra tentados, e fechou com apenas oito pontos, quebrando uma série de 433 jogos nos quais contabilizou mais de dez pontos. Foi também sua pior pontuação em jogos de playoffs na carreira.

Com a vitória, o Mavericks garantiu que a série volte para Miami e siga, pelo menos, até o jogo 6, que acontecerá neste domingo. Antes, no entanto, acontece o duelo 5, nesta quinta, ainda em Dallas. Caso seja necessário, o confronto 7 será novamente em Miami, na próxima terça-feira.

Voltar ao topo