Em reconhecimento ao talento de Daiane e sua dedicação nos treinamentos em Curitiba, onde mora atualmente, a Câmara Municipal de Curitiba vai entregar à gauchinha de 21 anos de idade, o título de “Cidadã Honorária de Curitiba”. Os autores da proposição são os vereadores Mário Celso Cunha (PSB), líder do prefeito, e João Cláudio Derosso (PSDB), presidente do Legislativo municipal.
Daiane dos Santos é natural do Rio Grande do Sul, onde seus pais moram. De origem humilde, o pai é monitor da Febem e sua mãe é cozinheira. A atleta em pouco tempo conquistou o carinho do público brasileiro com suas vitórias internacionais e marcou seu nome no cenário do atletismo mundial.
Ela deixou sua terra natal em 2001 para residir em Curitiba, para treinar com a Seleção Brasileira de Ginástica Olímpica, onde vem recebendo ensinamentos do mestre Oleg Ostapenko, um técnico ucraniano, responsável por grande parte da performance de Daiane dos Santos.
Muito disciplinada, a ginasta começou a carreira com apenas onze anos de idade quanto foi descoberta, brincando num parque, por uma professora de educação física. Sua fama surgiu porque venceu, ficando em primeiro lugar, nas cinco últimas competições internacionais que participou. Já classificada para os Jogos Olímpicos de Atenas, em agosto, ela vai tentar trazer para o Brasil mais uma medalha de ouro, algo inédito, pois o País nunca venceu nesta modalidade.
Graças à estrutura do Centro de Excelência em Ginástica Olímpica de Curitiba, Daiane está há dois anos na cidade, aprimorando a sua forma e aumento do potencial de suas qualidades. A gauchinha que será em breve uma cidadã de Curitiba, já comprou uma casa em Porto Alegre para os seus pais, um carro pequeno para ela e confessa que gasta boa parte do que ganha em roupas e bijuterias. Diz a ginasta: “Este é o meu momento, e eu tenho que aproveitar”.