As ginastas Daiane dos Santos e Ana Paula Rodrigues serão as representantes do Brasil na primeira etapa da Copa do Mundo de 2004, nos dias 6 e 7 de março, em Cottbus, na Alemanha. Pela primeira vez, Daniele Hypólito não participará de uma etapa desta competição desde a primeira participação brasileira em 2002 – ela completará o grupo apenas na fase de Lyon, França, nos dias 13 e 14 de março.
A escolha das ginastas aconteceu ontem, após uma seletiva no Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Olímpica em Curitiba. Para a competição teste que acontece entre 15 e 21 de março em Atenas, Grécia, além das três ginastas selecionadas, a delegação brasileira ganhará os reforços de Camila Comin, Caroline Molinari e Taís Silva – esta última irá como reserva.
As atletas foram avaliadas em exercícios de solo, salto, paralela e trave por Yumi Yamamaoto Sawasato e Valéria Sato, que atuam como árbitras internacionais. Daiane dos Santos atingiu 36.750 pontos, Camila Comin fez 36.425, Daniele Hypólito marcou 35.300 e Ana Paula Rodrigues ficou com 34.750.
Apesar da pontuação, a escolha das atletas também passa pela estratégia do treinador da seleção brasileira, Oleg Ostapenko, e da comissão técnica, que optaram por deixar Camila Comin fora das duas etapas da Copa do Mundo, mesmo ela tendo ficado em segundo lugar na pontuação geral.
Daniele Hypólito não treina mais com a seleção permanente em Curitiba – preferiu ficar no Rio, se preparando no Flamengo. Ela voltou ontem mesmo para sua cidade, mas deve retornar no dia 2 de março para a preparação final para a etapa de Lyon da Copa do Mundo.