Stuttgart, Alemanha – Os organizadores da Copa do Mundo de Ginástica Olímpica tinham mesmo razão quanto apontavam, no seu site oficial, a gaúcha Daiane dos Santos, 20 anos, como a favorita para vencer a prova de solo. Ontem a ginasta, que já havia sido ouro no Mundial de Anaheim, nos Estados Unidos, em agosto, foi a primeira colocada e levou o ouro na competição de solo em Sttutgart, na Alemanha.
É possível que com o resultado Daiane ganhe uma posição no ranking da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Atualmente ela é a terceira, atrás da espanhola Elena Gomes e da romena Catalina Ponor. Hoje, Daiane pode conquistar outro importante resultado para o Brasil na Copa do Mundo em Sttutgart, já que está classificada para a final do salto sobre o cavalo, modalidade em que evoluiu muito nos últimos meses.
Daiane somou 9.337 pontos e ficou à frente da russa Svetlana Khorkina, que acumulou um total de 9.275. A romena Catalina Ponor garantiu o bronze, com 9.237. A atual campeã mundial do solo (a ginástica tem dois eventos internacionais de relevância, a Copa e o Mundial), Daiane já havia obtido a melhor nota dos jurados na fase classificatória, sexta-feira, com 9,512 pontos. Já Diego Hypólito, irmão de Daniele, ficou com o quinto lugar no salto ontem.