São Paulo – Daiane dos Santos não vai mais operar o joelho direito, como chegou a anunciar no final do ano passado. A ginasta optou por um tratamento menos radical, com fisioterapia e repouso, e terá de se poupar na temporada. Aos 22 anos, escolherá bem as provas para não desgatar mais o joelho e disse que sua participação nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, ainda é incerta.

continua após a publicidade

As prioridades de Daiane em 2005 são a etapa brasileira da Copa do Mundo, de 8 a 10 de abril, no Ibirapuera, em São Paulo, e o Mundial de Ginástica em Melbourne, na Austrália, em novembro. ?Ainda não me vejo em Pequim?, disse sobre os próximos Jogos.

Ela também revelou que ainda não sabe se disputará as outras etapas da Copa do Mundo – a primeira será a de Cotbuss, Alemanha, no dia 18 de março. ?Terei de ser mais seletiva com os eventos para não forçar o joelho, que não está incomodando nem será operado. Vou aumentar o tempo entre uma prova e outra para evitar sobrecarga?, explicou.

Para nova operação, seria preciso ficar sem colocar os pés no chão por 40 dias e mais seis meses para se recuperar, o que, para uma ginasta de 22 anos, seria muito tempo, segundo avaliação do médico Mauro Namba, da Confederação Brasileira de Ginástica e da própria Daiane. Por isso mesmo, a opção foi por um tratamento menos radical.

continua após a publicidade