Mais uma vez, o atacante Dagoberto será o centro das atenções rubro-negras. Amanhã, mesmo dia em que tenta reverter a decisão judicial que prorrogou seu contrato com o Atlético por 250 dias, o jogador deve ser denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por agressão ao lateral Rubens Júnior, do Corinthians.
O STJD requisitou, na segunda-feira, as imagens da partida do último domingo, quando o Furacão foi derrotado (2 a 1 de virada) pelo clube paulista, no Pacaembu, na última rodada do Brasileirão. Após sofrer uma falta no meio-de-campo, Dagoberto teria chutado Rubens Júnior quando ambos estavam caídos.
O lance não foi relatado em súmula pelo árbitro Luís Antônio Silva Santos. Mas o procurador Alessandro Kishino, do STJD, assistiu à partida e solicitou uma análise do lance. ?Estava vendo o jogo em casa. Foi tudo muito rápido e fiquei em dúvida. Por isso pedimos as imagens?, diz Kishino.
Dependendo da interpretação dos procuradores, o atacante atleticano pode ser denunciado nos artigos 250 ou 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O 250 trata de ?ato desleal ou inconveniente? e prevê pena de uma a quatro partidas de suspensão. Já o 253 é aplicado em caso de agressão e pode afastar o jogador dos gramados por no mínimo 120 e no máximo 540 dias. ?Espero receber a fita com as imagens até amanhã (hoje). Temos uma reunião quinta-feira no Rio de Janeiro e, se for o caso, a denúncia será apresentada no mesmo dia?, explica o procurador. O julgamento aconteceria na semana que vem.
Além da Justiça Desportiva, Dagoberto também terá uma quinta-feira agitada na Justiça Trabalhista. Está marcada para amanhã uma audiência sobre a disputa entre o jogador e o Atlético. Dagoberto tenta reverter uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho, que determinou a renovação de seu contrato com o clube por mais 250 dias.
Atlético mexidão em Caxias
O Atlético pode ter até quatro mudanças contra o Grêmio, no próximo domingo. Além do zagueiro Danilo e do lateral-direito Jancarlos, suspensos, o Furacão ainda pode ficar sem o atacante Dagoberto e promover a estréia de Michel na lateral esquerda.
Na defesa, o Rubro-Negro aposta na experiência para corrigir os erros que resultaram na derrota para o Corinthians, no último sábado. O zagueiro César, de 30 anos, fará sua primeira partida pelo Furacão. Com passagens por grandes clubes do Brasil e do exterior e até pela seleção brasileira, ele tem a confiança do elenco rubro-negro para dar segurança ao sistema defensivo.
César vai ocupar a vaga aberta pela suspensão de Danilo, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Timão. ?Ele é um jogador muito experiente, que fala sempre para a gente como se posicionar e marcar certo. Acho que isso vai ajudar muito?, acredita João Leonardo, que, ao lado de Alex, formará com o estreante o trio de zaga atleticano.
O novo xerifão rubro-negro agradece a confiança dos colegas e promete fazer de tudo para corresponder às expectativas. ?Tenho que aproveitar da melhor maneira possível para fazer com que o pessoal se orgulhe do meu trabalho e que eu possa, junto com meus companheiros, ajudar o Atlético?, afirma César.
Outra posição que certamente vai mudar de dono é a lateral direita. Expulso pela terceira vez neste Campeonato Brasileiro, Jancarlos dará lugar a Carlos Alberto ou André Rocha.
O Furacão ainda pode ter mais uma estréia. O lateral-esquerdo Michel pode estar ganhando a vaga de Ivan. ?Estou preparado. Foram 30 dias de trabalho bastante forte desde que cheguei aqui e, se o Vadão optar por mim, espero fazer uma grande atuação?, diz Michel.
Além disso, o Rubro-Negro pode ganhar outro desfalque de última hora. Caso consiga reverter a decisão judicial que determinou a renovação de seu contrato, o atacante Dagoberto pode deixar o clube após a audiência marcada para amanhã.
Se isso acontecer, Marcos Aurélio, que estreou contra o Corinthians, está de olho na vaga. ?A gente tem que respeitar a posição do Dago. Temos conversado no dia-a-dia e sabemos que ele tem um excelente caráter. Acho que não devemos nos intrometer nessa briga dele. Independente de ele jogar ou não, estarei preparado?, garante.