Só cumprindo tabela na Série B, o Paraná Clube terá momentos decisivos na próxima semana. O futuro de Dado Cavalcanti será decidido antes mesmo do confronto contra o Icasa, no dia 30 de novembro – jogo que marca o encerramento oficial da temporada para o Tricolor. Em ascensão na carreira, o treinador não descarta a continuidade do trabalho iniciado há pouco mais de seis meses. A diretoria paranista também mantém uma postura evasiva, mas confirmou que a reunião definitiva ocorrerá na próxima semana.
Dado Cavalcanti ganhou destaque com uma ótima campanha no Paulistão, à frente do Mogi Mirim-SP. Antes disso, já havia feito um bom trabalho no Luverdense-MT. O Paraná era um novo desafio. Ao longo da Série B, conseguiu levar o clube ao status de favorito ao acesso com ótimo desempenho no turno. A queda no returno faz com que o técnico deixasse de ser unanimidade entre torcedores e conselheiros. ‘Fiz o meu melhor. Creio que foi justo não subirmos, pois erramos demais no returno. Não foi um fato isolado que causou a queda de rendimento’, comentou.
Apesar do final melancólico, Dado Cavalcanti reforçou seu conceito no mercado nacional, sendo alvo de uma série de especulações. Náutico, Portuguesa e até mesmo o rival Coritiba são apontados como possíveis destinos do treinador. ‘Só posso garantir uma coisa: não conversei com ninguém. Não recebi nenhuma proposta. O primeiro passo é definir a minha vida com o Paraná. Antes disso, são apenas boatos. Fui bem recebido aqui e primeiro vou ouvir sobre os planos do Paraná e só então me posicionar’, disse o treinador.
Dado garante que sua decisão será embasada na proposta de trabalho e no planejamento apresentado. ‘Não quero emprego, e sim trabalho. Não vou para aquele que me paga mais, mas para aquele que me oferece condição de desenvolver o meu trabalho’, disse o treinador. O Paraná, para garantir a permanência do treinador, teria que também acertar muitos aspectos estruturais, como a definição de um local apropriado para treinamentos e a recuperação do gramado da Vila Capanema – muito desgastado ao longo da temporada.
Além disso, o sim ou não de Dado estará diretamente ligado ao planejamento para 2014 e o delineamento do grupo de atletas. No ano que vem, o Estadual será mais curto e o Brasileiro já começa na segunda quinzena de abril.