Sem maiores ambições na temporada, o Paraná Clube terá hoje um dia de definições. Após algum suspense, Dado Cavalcanti deverá oficializar a sua saída do comando técnico do Tricolor. Enigmático, ele encerrou a coletiva em Guaratinguetá afirmando que a decisão já estava tomada, mas só seria anunciada hoje, em conjunto com a diretoria. ‘Conversamos e, na minha cabeça, já tenho a resposta. Mas vamos falar disso na segunda, para evitar especulações’, disse o treinador.
Dado Cavalcanti cumpriu, em parte, aquilo que prometera na sua chegada. Antes da largada da Série B, disse que vinha para o Paraná Clube para ser protagonista e escrever seu nome na história do clube. Ao longo do primeiro turno, fez do Tricolor um time competitivo e candidato ao acesso. Nunca se omitiu e chegou a pedir a ajuda de torcedores para que o clube resolvesse pendências salariais. ‘Estive sempre na linha de frente, porque mais do que ninguém comprei a ideia de buscar o acesso’, lembrou.
Toda a mobilização, porém, não foi suficiente. Mesmo equalizando muitas das questões financeiras, o Paraná fracassou aonde não se esperava. O grupo, visto como ‘equilibrado e de bom nível técnico’, vacilou de forma improvável no returno. A vitória sobre o Guaratinguetá, no sábado, foi apenas o 5.º triunfo ao longo do 2.º turno. Números que relegaram o time de Dado à ‘zona do rebaixamento’ desta fase. O Tricolor tem apenas a 18.ª campanha, à frente dos rebaixados ASA e São Caetano.
O péssimo desempenho, no entanto, não tirou de Dado Cavalcanti o status de ‘técnico em ascensão’. Durante a competição, foi assediado várias vezes por equipes das Séries A e B e manteve-se fiel ao projeto Paraná. Agora, ao que tudo indica, irá anunciar o fim deste ciclo, alçando novos voos em 2014. A diretoria, seguindo a mesma postura evasiva, também não antecipou se a possível saída de Dado irá resultar em uma mudança ainda mais profunda no departamento de futebol. A tendência é que o setor passe por uma reformulação completa em seu comando, não apenas técnico, mas também administrativo.