Arquivo pessoal
O curitibano Eduardo Zanetti Silva, em ação na competição na Califórnia.

O atleta Eduardo Zanetti Silva, de 19 anos, foi finalista faixa roxa, peso médio, no Campeonato Pan-americano de Jiu Jitsu, em Los Angeles, Califórnia. O evento foi realizado, no ginásio da Califórnia State University, em Dominguez Hills.

continua após a publicidade

Com muita garra, o lutador da Academia Gracie avançou por três adversários de qualidade, finalizando dois deles, e ganhando a semifinal por pontos. Logo no começo da primeira luta, arrancou exclamações da platéia ao aplicar um espetacular triângulo voador no adversário americano. Finalizou em seguida um brasileiro e, logo após, derrotou por pontos outro americano.

Na luta final, perdeu por pontos para José Carlos Silva, carioca da academia DDR Jiu-Jitsu. Ele ?raspou? Eduardo, e o pegou pelas costas. Após pontuar, José Carlos ?fechou a guarda? e não abriu mais até o fim da luta.

Único representante de Curitiba na competição, Zanetti, que treina na Gracie Cabral, afirmou que o evento foi dominado por americanos e brasileiros, e teve um excelente nível técnico. Praticante da ?arte suave? desde os 16 anos, aos 18 ele foi campeão mundial absoluto, no Rio de Janeiro. Acumulou um currículo invejável na arte marcial. Já competiu em várias cidades, como São Paulo, Garopaba, Blumenau, e principalmente Curitiba, colecionando medalhas e troféus. Destacam-se, além do mundial, o bicampeonatos Paranaense 2005/06 e do Circuito Curitiba 2006/07.

continua após a publicidade

A primeira experiência internacional de sua carreira foi o Pan de Los Angeles. Mas a intenção ?é ir cada vez mais longe?. O próximo desafio de Eduardo Zanetti é o Campeonato Brasileiro, a ser realizado já em maio, no Rio de Janeiro, e o Campeonato Mundial, novamente na Califórnia, no começo de junho.