Depois do sucesso nas profundezas do Mar do Caribe, a curitibana Carolina Schrappe, 33 anos, sonha em descer mais alguns metros rumo à glória. O recorde mundial é o novo objetivo da mergulhadora, que acaba de bater uma marca sul-americana e uma brasileira.
Em abril, nas Ilhas Cayman, Carolina obteve o primeiro lugar-geral (à frente inclusive dos homens) no campeonato organizado pela Performance Freediving International, um dos mais importantes do mundo. Ainda quebrou o recorde sul-americano na categoria imersão livre (profundidade atingida no mar), com 61 metros, e o brasileiro na categoria ?lastro constante sem nadadeira? (36 metros). Caroline espera bater novamente as marcas no mundial individual que acontece em outubro, no Egito. Mas a pretensão maior é reservada para o ano que vem: superar as atuais marcas mundiais de 80 metros (livre) e 55m (lastro sem nadadeira). ?Hoje conseguiria tranquilamente chegar aos 70m e aos 40m. A idéia é me aprimorar para quebrar os recordes em 2008?, diz a nadadora, que é fisioterapeuta de profissão e pratica yoga e artes marciais para exercitar o autocontrole em condições extremas de pressão.
Ela consegue manter-se quase cinco minutos sem respirar em outro tipo de competição – a apnéia, disputada dentro da piscina.