Os atletas brasileiros da Canoagem Velocidade já iniciaram a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Atenas. Amanhã começam as provas eliminatórias do Pré-Olímpico de Canoagem que será disputado no Parque Iguaçu, em Curitiba. A competição será a última chance de classificação para Atenas.
Serão quatro dias de provas válidas pelo Pré-olímpico e pelo Pan-Americano 2004 de Canoagem Velocidade. Estarão em Curitiba canoístas do Brasil, México, Uruguai, Chile, Guatemala, Paraguai, Estados Unidos, Venezuela, Argentina, Bolívia, Canadá, Cuba, Porto Rico, Colômbia, Republica Dominicana, Equador e El Salvador. Apenas Estados Unidos, Canadá, Argentina e Cuba já classificaram canoístas para Atenas nos mundiais ocorridos ano passado.
O Brasil tem 16 atletas inscritos em 12 categorias. Cada país poderá competir com apenas um barco, sendo que somente o campeão de cada categoria garante vaga nas Olimpíadas.
Amanhã acontecem as provas de caiaque (K) e canoa (C) 1000 metros e 500 metros masculinos. Todas as provas serão classificatórias para as semifinais que acontecem na sexta-feira. As provas femininas com participação do Brasil serão disputadas a partir de sábado.
O primeiro atleta brasileiro a entrar na água é Sebastian Cuattrin, o mais experiente da seleção, com participação em 3 Olimpíadas (Barcelona, Atlanta e Sidney). A melhor colocação de Cuattrin em Olimpíada foi em Atlanta, quando ele ficou com o oitavo lugar. “Será difícil, mas vamos buscar as vagas para o Brasil. Assim como conseguimos em outros pré-olímpicos podemos conseguir agora”, diz o argentino naturalizado brasileiro que competirá no K-1 500m e 1000m e no K-2 1000m com o polonês naturalizado brasileiro Sebastian Szubski.
Amanhã também acontecerão as provas de C-1 1000m e 500m, com o baiano Antônio Borges e K-2 500m, com a dupla formada pelo paulista Guto Campos e pelo paranaense Fábio Demarchi, medalhistas de ouro no Pan-americano de Santo Domingo.