Valquir Aureliano |
Secretário Neivo Beraldin, com o superintendente da Smel, professor Rudimar Fedrigo, vereador Mario Celso e a reportagem da Tribuna, no anúncio dos Jogos Femininos de Curitiba. |
Em março de 2008, Curitiba terá o primeiro evento esportivo exclusivo para mulheres. A primeira edição dos Jogos Femininos de Curitiba, promovidos pela Prefeitura, pretende atrair atletas amadoras de toda a cidade para competir em provas de natação, futebol de campo, futsal, handebol, vôlei, bolão e basquete.
?Dentro da política do prefeito Beto Richa, Curitiba está promovendo uma competição esportiva, voltada ao bem-estar das mulheres?, afirma o secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin.
Beraldin afirma que a intenção dos jogos é atrair a mulher, para que toda família pratique esporte. ?O esporte é sinônimo de vida saudável. Ao atrair uma mãe ou uma filha, naturalmente, a família passará a praticar esporte. A competição dará visibilidade à mulher-atleta, que servirá de exemplo para outras famílias?, diz o secretário.
Para que todos participem e torçam, os jogos acontecerão em toda a cidade, com provas nos espaços esportivos da Prefeitura e em ginásios de universidades, escolas e associações de classes. Outro atrativo é que as inscrições são gratuitas. Durante os jogos, equipes do departamento de lazer da Prefeitura ficarão com os filhos das atletas, brincando em oficinas, atividades recreativas, camas-elásticas, entre outros brinquedos.
O secretário afirma que, com os Jogos Femininos, a Prefeitura abrirá mais uma porta para que as mulheres participem de competições esportivas. Dados do Instituto Brasileitro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que existem na cidade mais de 900 mil mulheres. Segundo o programa CuritibAtiva da Prefeitura, apenas 17,4% delas praticam regularmente atividades esportivas, sendo que 54% fazem casualmente uma atividade física na semana.
?Existe um pequeno grupo de mulheres que pratica esportes nos bairros, em clubes, academias e em times amadores das associações de moradores.
A intenção é mostrar que fazer esporte é possível também para as mulheres?, afirma o diretor de esporte da Secretaria do Esporte e Lazer, Alceu Mentta. Segundo levantamento do programa CuritibAtiva, da Prefeitura, coletado com 3.500 mulheres em 2006, 66,9% delas estão com sobrepeso ou obesas. As 33,1% restantes estão em forma ou são magras.
Serviço:
Inscrições para os 1.ºs Jogos Femininos de Curitiba. Data: 2 de janeiro a 22 de fevereiro. Local: Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Endereço: Rua Desembargador Motta, 1566 – Rebouças. Mais informações pelos telefones (41) 3350-3706 ou 3350-3704.