Curitiba será prova de fogo na Stock Car

A principal categoria do automobilismo nacional está em Curitiba para o festival de corridas no final de semana. A segunda etapa da temporada 2006, nas categorias Stock Car V8, Stock Car V8 Light e Stock Jr. promete ser a mais emocionante do ano.

Afinal, vários pilotos são do Paraná, a maioria aponta o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, como o melhor do Brasil. E depois da acidentada corrida em Interlagos, as equipes já estão melhor preparadas para os desafios do ano.

Hoje, os treinos livres de todas as categorias, além do primeiro treino classificatório da Stock Car V8. Amanhã serão realizadas as tomadas de tempo, inclusive a superclassificação da V8, bem como a primeira das duas provas da Stock Jr., categoria que faz sua estréia na capital paranaense. Amanhã, as atrações começam às 10h25, com a segunda prova da Jr., seguida da Stock Light e da Stock V8, esta com transmissão pela SporTV e rádio CBN (FM) a partir das 13h.

Na primeira corrida, em São Paulo, ficou claro que a disputa entre as marcas (Mitsubishi Lancer, Chevrolet Astra e Volkswagen Bora) vai ditar as regras em 2006. O equilíbrio é marcante, apesar de alguns problemas na prova de abertura.

Por exemplo, o pole, Felipe Maluhy, da Terra-Avallone, não conseguiu o mesmo desempenho na corrida. "Fomos bem nos treinos, mas na corrida o câmbio tremia bastante, o que causou a perda de rendimento", disse o engenheiro José Avallone Neto, chefe da equipe. Os carros da Stock utilizam dois tipos de câmbio, um argentino e o Bertolotti. "A pole nós conseguimos com o argentino, mas não me senti seguro para utilizá-lo na corrida, por isso fomos com o Bertolloti na prova", completou Avallone.

Outra dificuldade para os pilotos e equipes é a mudança nos carros em relação ao ano passado. Ami Nasr, da equipe Nasr, onde corre Hoover Orsi, segundo em Interlagos, disse que "ainda estamos começando a entender o que se passa, pois foram modificados alguns itens, como as barras e os pneus".

Hoover teve problemas em alcançar Cacá Bueno, vencedor da prova, durante toda a corrida. "O carro estava bem equilibrado e o Hoover é bom de volante. O problema na primeira etapa foram as diversas paralisações e entradas do Safety Car. Nosso carro é mais regular e quando conseguia alcançar o Cacá, vinha a parada. Nas arrancadas, o Cacá de novo saía bem na frente."

Carlos Col, diretor da Vicar Promoções, empresa que organiza a Stock Car, afirmou ontem que "estamos apenas começando a temporada e a expectativa é de se melhorar a cada etapa. Com os pilotos se adaptando aos carros e as novidades como a superclassificação e playoff, tudo pode acontecer. Quem ganha com isso é o público, que terá mais emoção a cada prova".

Na Stock Car V8 Light e na Stock Jr. a situação não é diferente, com o ano prometendo muitas atrações. Na Light, categoria de acesso para a V8, com 30 carros inscritos, pelo menos dez pilotos deverão estar na luta direta pelo título. Já na Stock Jr., que conta com 19 pilotos, a expectativa é muito boa para essa segunda etapa.

Os ingressos para o domingo, com preço de R$ 15,00, já estão à venda nos postos Texaco, lojas Bosch Services e concessionárias Chevrolet da região metropolitana de Curitiba (acesse o site www.parana-online.com.br, onde está a lista de endereços). Há também a opção dos passes de visitação, estes com valor de R$ 50,00, vendidos somente amanhã e domingo nas bilheterias do autódromo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo