Camila Comim, ginasta paranaense
da seleção brasileira.

Curitiba, que recentemente sediou e realizou alguns torneios dos Jogos Sul-americanos, como as modalidades de ginástica e de ciclismo, volta, este mês, a sediar mais uma grande competição internacional. A modalidade é de Ginástica Olímpica Feminina. Segundo informações da Confederação Brasileira, vão participar 24 atletas, que representarão o Brasil, Estados Unidos e Ucrânia. Em princípio as provas serão executadas nas dependências do Clube Curitibano.

O Brasil participará com duas equipes, sendo compostas pelas nove ginastas da seleção permanente: Ana Paula Rodrigues, Caroline Molinari, Camila Comin, Laís Souza, Daiane dos Santos, Stefani Salani, Mariana Oliveira, Nayana Borghi e Merly de Jesus e mais três atletas: Daniele Hypólito, Thaís D’Almeida (Flamengo RJ) e Bruna Perandre da Costa (Associação Atlética Guaru – SP) e que foram convocadas pela Confederação Brasileira de Ginástica. Segundo a presidente da confederação, Vicélia Florenzano, o torneio servirá como treinamento para o Campeonato Mundial por Aparelhos, que será em novembro, na Hungria. “As meninas vão adquirir mais experiência para o mundial, pois elas vão poder sentir como está o nível dos outros países e algumas que nunca competiram vão poder ver como é que é.

A equipe da Ucrânia chegou ao Brasil neste domingo, duas semanas antes da competição, as ginastas passarão este período fazendo um estágio de treinamento juntamente com o Brasil, na Universidade do Esporte. Os treinamentos começam nesta segunda-feira pela manhã. A Ucrânia veio com dois destaques na equipe: a ginasta Alina Kozich, que é campeã juvenil Européia – 2002 nas Paralelas e 4.º lugar no Individual Geral, e a ginasta Mirabella Akhunu, campeão européia juvenil 2002, no solo.

Já as ginastas dos Estados Unidos desembarcam no Brasil, uma semana depois, dia 24 para o treinamento e a competição. A equipe trás como destaque à atleta Tasha Schwikert, que é bicampeã americana e bronze por equipe no Mundial 2001, na Bélgica.

No sábado, as equipes estarão disputando medalhas por equipe e individual geral, que terão início às 15h30. Já no domingo (29), a competição será pela parte da manhã, às 10h30, com as finais por aparelho.

Nos dois dias de competições as entradas serão gratuitas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade