Curitiba receberá a seleção brasileira em 2010

Curitiba será a “capital” do futebol brasileiro em meados de maio do ano que vem – pelo menos por uma semana. Ontem, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou que a seleção brasileira terá a capital do Paraná como primeira parada no caminho para a Copa do Mundo de 2010, que acontecerá na África do Sul.

Não deverão acontecer treinos com bola ou amistosos, mas sim o início real da preparação do grupo que Dunga vai convocar para o mais importante torneio do futebol mundial.

A ideia partiu do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). “Foi ele quem começou a conversar com a gente”, contou o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva. “Ele escondeu bem de vocês (jornalistas). Era uma conversa de um bom tempo. O prefeito não é mineiro, mas trabalhou em silêncio”, completou Ricardo Teixeira.

“Além da capacidade que Curitiba tem para este tipo de evento, pensamos na repercussão nacional e internacional. Jornalistas virão do mundo inteiro acompanhar a seleção”, explicou Beto Richa.

Para a posição final, Ricardo Teixeira veio a Curitiba ontem acompanhado do técnico Dunga e do auxiliar Jorginho. Foram direto para o CT do Caju. “Colocamos o CT à disposição”, disse o presidente do Atlético, Marcos Malucelli.

Eles conheceram a estrutura e as novas instalações -principalmente o centro médico e de fisiologia. Após conhecer o local “oficialmente”, Dunga aprovou. “Uma seleção como a brasileira tem que ter um lugar para fazer os exames médicos antes da Copa e ter tranquilidade para trabalhar. E Curitiba e o CT do Atlético permitem isso”, afirmou o treinador.

O anúncio aconteceu em uma coletiva no Memorial de Curitiba, após quase duas horas de atraso. “Nós temos orgulho desta escolha da CBF, porque estamos nos esforçando para, em 2014, termos a melhor organização da Copa do Mundo”, afirmou Beto Richa.

“Sabemos da capacidade de Curitiba e também do CT do Atlético, por isso faremos os primeiros treinos da preparação da Copa aqui”, resumiu Ricardo Teixeira. Outro fator que pesou foi a semelhança climática entre Curitiba e a África do Sul.

“É algo que estava no nosso pensamento desde o início do planejamento. Queríamos iniciar o trabalho já aclimatando o grupo para a Copa”, explicou Dunga. “Quando Curitiba se mostrou interessada, esta associação ficou mais fácil”, completou o presidente da CBF.

Dunga afirmou que ainda não está decidida a data de chegada da seleção a Curitiba. “Dependemos das ligas europeias. Certo é que quinze dias antes da Copa (no dia 27 de maio, logo depois da final da Liga dos Campeões – a Copa acontece entre 11 de junho e 11 de julho) todos os jogadores estarão conosco. Mas estamos negociando para que eles cheguem mais cedo”, disse o técnico da seleção.

A expectativa é que a maioria dos atletas esteja liberada antes, pois as principais ligas da Europa se encerram no dia 16 de maio. Com isso, a seleção ficará no Paraná entre cinco dias e uma semana.

Por conta da indefinição, ainda não se pode dizer se haverá ou não amistoso em Curitiba antes da viagem para a África (a seleção deve continuar a preparação em outro país antes de chegar na África do Sul).

“Temos as datas Fifa, temos que esperar a definição dos clubes. Então é difícil dizer se isto vai acontecer”, comentou Dunga. A tendência, entretanto, é que nem mesmo treinos com bola aconteçam em Curitiba – o período no Paraná seria apenas de testes físicos e exames médicos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo