Em São Paulo, há duas semanas, o que se viu na primeira etapa da Copa Nextel Stock Car foi uma corrida tumultuada, com capôs voando, pit stop “escoltado” pelo safety car e uma série de protestos de equipes e pilotos. No próximo final de semana, em Curitiba, a categoria realiza a segunda etapa de 2009 tentando apagar a má impressão da estreia.

continua após a publicidade

Isso porque ambos confiam nas medidas adotadas pela JL, empresa que desenvolveu o carro que passou a ser utilizado na competição este ano. Uma nova fixação do capô e mudanças no sistema de isolamento do escapamento prometem garantir mais segurança aos pilotos. Por isso, a prova deverá contar com os dois pit stops previstos inicialmente pelo regulamento – um para troca de pneus e outro para reabastecimento.

O adiamento ocorreu em virtude de um pedido das equipes à Vicar e à CBA para que não fossem realizados os pit stops em Interlagos. Para Curitiba, a confederação já confirmou que haverá uma parada específica para troca de pneus.

Além disso, a JL, empresa que constrói os novos carros da Stock Car, preparou uma porca nova, feita de aço em substituição ao alumínio usado na primeira etapa, e com uma guia reforçada.

continua após a publicidade

“Até o ano passado, as rodas eram fabricadas pela Binno e tinham cinco parafusos de fixação, o que impedia a troca rápida de pneus, como ocorre, por exemplo, na Fórmula 1”, diz Luciano Burti (Amanco/Poliron). “As novas rodas feitas pela OZ usam o que chamamos de ‘cubo rápido’, que é um sistema que emprega apenas uma porca de fixação, permitindo a troca em questão de segundos, dependendo da habilidade da equipe”, completa Burti.

O companheiro de equipe dele na Boettger Competições, o paranaense Alceu Feldmann, também gostou da medida. “O pit stop vai tornar a prova mais emocionante para o público”, aposta o piloto.

continua após a publicidade

A troca de pneus será feita na segunda parada dos carros nos boxes, entre o 25.º e 35.º minuto de prova. Antes disso, por volta dos 15 minutos após a largada, os carros fazem um pit stop para reabastecimento.

O movimento no Autódromo de Pinhais começa na quinta-feira, com a montagem dos boxes. Na sexta serão realizados os treinos livres preparatórios para a sessão classificatória de sábado. A corrida de domingo está marcada para as 11h e os ingressos já estão à venda pelo site www.ticketmaster.com.br.