A categoria de Turismo mais importante do automobilismo nacional está de volta ao Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhas (PR). A pista paranaense vai receber neste domingo (01) a sétima etapa da temporada da Stock Car, que começou exatamente em Curitiba, no final de março. Mais uma vez a prova será disputada no anel externo, o mesmo que abriu o campeonato, onde os carros atingem cerca de 265 km/h. Na primeira prova a categoria estava estreando a nova carenagem, inspirada no Astra Sedan, fazendo com que muitas equipes aproveitassem o fim de semana da primeira etapa apenas para ajustar os carros. Alguns pilotos nem conseguiram entrar na pista nos dois primeiros dias de atividades, aguardando a montagem dos carros.
Uma das equipes que sofreu com as mudanças introduzidas na categoria foi a estreante Philips Motorsport, dos pilotos Carlos Alves e Luis Carreira Jr., que teve problemas nos dois carros durante todo o fim de semana e não conseguiu completar a prova. “Tivemos seis corridas para nos livrar das dificuldades iniciais e agora vamos começar a segunda metade do campeonato em busca de melhores resultados e um lugar no pódio”, afirma Carlos Alves, que ocupa a nona colocação no campeonato. Na corrida anterior, em Interlagos, ele deu um show, chegando na nona posição depois de largar em 30o. “Só não conseguimos terminar entre os seis primeiros porque o carro estava acertado para a chuva e a pista começou a secar no final”, analisa o piloto.
A corrida de abertura da temporada marcou a estréia de Luis Carreira Jr. na Stock Car, depois do título na categoria de base, a Stock Car Light. “Não dá nem para dizer que aquela foi minha primeira prova, porque praticamente não andei. Tivemos cinco dias de atividades e toda vez que eu colocava o carro na pista aparecia um problema diferente. A primeira fase do campeonato foi muito difícil para nós e a única corrida que eu consegui completar foi a de Londrina, em oitavo lugar, depois de sair em 30o. Não está sendo o ano de estréia que eu esperava, mas tenho certeza que estamos evoluindo e só precisamos conquistar melhores posições de largada”, comenta Luis Carreira Jr., vencedor de duas das quatro corridas da Stock Car Light disputadas em Curitiba no ano passado.
O fim de semana será bastante agitado em Curitiba. Além da categoria principal, a Stock Car, a programação inclui a Stock Car Light e a Fórmula 3 Sul-Americana.
Philips Motorsport
A Philips Motorsport e os pilotos Luis Carreira Jr. e Carlos Alves são patrocinados pelas marcas Philips e Philishave, linha de barbeadores elétricos da Philips. O patrocínio faz parte das ações para comemoração dos 80 anos da Philips no Brasil. O nome Philishave está estampado nos dois carros da equipe. A marca tem forte identificação com o público masculino, maioria na Stock Car, e diversos pontos em comum com o esporte: modernidade, tecnologia, design, inovação e histórias de sucesso. Com mais de 400 milhões de unidades vendidas no mundo, Philishave é líder na categoria. No Brasil, tem 98% do market share.
Classificação do campeonato (após 6 etapas):
1 Giuliano Losacco, 107 pontos
2 Cacá Bueno, 80
3 Raul Boesel, 66
4 Antonio Jorge Neto, 64
5 Thiago Camilo, 53
6 Guto Negrão, 46
7 Ingo Hoffmann, 35
8 Chico Serra, 33
9 Carlos Alves, 32
10 Duda Pamplona, 31
27 Luis Carreira Jr., 8
Neto: chegou a hora de arriscar e buscar a vitória!
Nem mesmo o fato de ser o único piloto a pontuar nas seis primeiras etapas do campeonato brasileiro de Stock Car V8 foi suficiente para levar o piloto Antonio Jorge Neto para as três primeiras colocações. Quarto na classificação geral com 64 pontos, Neto está atrás do líder Giuliano Losacco (107), de Cacá Bueno (80) e de Raul Boesel, que tem 66 pontos. As colocações intermediárias não têm agradado a Neto, que na prova do próximo domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba, promete ser mais agressivo e incisivo. A prova terá transmissão ao vivo pela Rede Globo, dentro do Esporte Espetacular, domingo às 10h30.
“Estou pontuando muito bem, está tudo legal, mas é hora de arriscar, de deixar de ser conservador, pois está faltando uma vitória para eu chegar mais perto dos líderes. Tenho de ser consistente e marcar pontos em todas as outras provas, mas agora em primeiro, segundo, terceiro”, disse Neto (Medley-A. Mattheis).
Para obter sua segunda vitória na mais tradicional e disputada categoria do automobilismo brasileiro Antonio Jorge Neto e seu companheiro de equipe, Guto Negrão, têm de buscar bom acerto para a pista da capital paranaense. Esse tem sido o maior problema da dupla. No início da temporada a Stock Car teve treinos coletivos em Curitiba, mas não serviu para os pilotos terem boas referências de acerto do carro, como explica Neto.
“Quando treinamos foi com os compostos velhos, o D4, enquanto agora estamos usando os D5, que são mais duros. As reações do carro e o acerto são diferentes. Pode parecer pouca coisa, mas se a gente perde dois, três quatro décimos cai 10 ou 15 posições no grid, o que é fundamental na Stock Car, que a cada dia fica mais equilibrada”.
Em Interlagos, na última prova, Neto largou na 28º colocação devido à intermitente chuva nos treinos classificatórios. Mesmo assim ele ainda conseguiu terminar na sétima posição, algo bastante difícil numa categoria disputadíssima como a Stock Car V8.
Os treinos para a sétima etapa da temporada, que tem 12 programadas, terão início na sexta-feira cedo, pois além da Stock Car V8 e da V8 Light o final de semana terá a quinta rodada dupla da Fórmula-3 Sul-Americana. A Stock Car V8 Light entra na pista às 10 horas e a V8 às 11h45. A definição do grid de largada da Stock Car V8 será no sábado das 11h55 às 12h55.
Stock Car Brasil tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli.