Curitiba sai na frente na disputa pela Copa do Mundo de 2014. O comitê que defende a candidatura da cidade a uma das sedes do Mundial entrega hoje a documentação exigida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A capital paranaense antecipou em um dia o prazo estabelecido pela entidade, que se encerra amanhã.

continua após a publicidade

Cerca de 250 quilos de documentos seguem hoje para o Rio de Janeiro, onde serão entregues ao comitê organizador da Copa. Entre a papelada, estão os projetos de conclusão da Arena da Baixada e de todas as obras necessárias para adaptar a cidade ao caderno de encargos da Fifa.

Em reunião realizada ontem, no Palácio das Araucárias, os membros do comitê curitibano mostraram otimismo. “Duvido que haja outra cidade do Brasil nos mesmos padrões que estamos. Estou convicto que, com 10 ou 12 sedes, Curitiba estará entre as escolhidas”, diz o vice-governador Orlando Pessuti.

Segundo o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Clever de Almeida, a cidade cumpriu rigorosamente as exigências e prazos. “Fizemos projetos de novas ligações viárias e melhorias no transporte público. Nossa proposta afirma de maneira categórica nossa capacidade de se adequar a todas as normas da Fifa”, afirma.

continua após a publicidade

Legislação

Prefeitura e governo do Estado também assinaram documentos se comprometendo a adaptar a legislação fiscal e tributária a algumas exigências da Fifa. “Para ter a Copa, teríamos que pagar uma espécie de taxa. A Fifa está abrindo mão disso, mas, em contrapartida, não quer pagar por conta das receitas que obtiver. Tudo isso será ajustado pelo comitê da Fifa com o governo federal e teremos que ser solidários na compatibilização dessa legislação”, explica Pessuti.

continua após a publicidade

A escolha das 10 ou 12 capitais que abrigarão jogos da Copa será anunciada no dia 30 de março. Até lá, o comitê curitibano continuará mobilizado. “Não podemos nos descuidar. Agora, teremos que redobrar os esforços. Em fevereiro e março estamos planejando uma grande ação com a população de Curitiba e de todo o Paraná”, conclui Pessuti.