Pode comemorar torcida paranaense. A Copa do Mundo de 2014 vai para Curitiba. A confirmação foi dada no meio da tarde deste domingo (31) pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, que está promovendo o evento realizado pela Fifa em Nassau, nas Bahamas.
Antes do anúncio, Blatter afirmou que era um grande prazer estar em contato com o continente do futebol. “Quero deixar uma mensagem de simpatia e de agradecimento ao Brasil e aos jogadores de futebol brasileiros por tudo o que fizeram e farão por esse esporte”, declarou o presidente da Fifa, que ainda saudou o presidente Lula pelo o que ele faz pelo futebol.
O governo federal ainda não informou a verba que será disponibilizada para a construção de praças esportivas e a remodelação de alguns estádios. Mas investimentos nas áreas de transporte, hotelaria, turismo e segurança também deverão ser anunciados.
Juntamente com Curitiba, mais 11 cidades foram escolhidas para sediar jogos da Copa. As outras sedes são: Manaus, Cuiabá, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Ainda não foi confirmado, mas há indícios de que a cerimônia de abertura do evento seja realizada em Brasília. A final da Copa seria no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Comemoração
Torcedores aproveitaram o anúncio de que Curitiba será sub-sede da Copa e comemoraram na Arena da Baixada, que irá sediar alguns jogos do torneio, e no Parque Barigüi, em um evento promovido pela prefeitura municipal.
O vice-governador do Estado, Orlando Pessuti, presidente do Comitê Executivo do Paraná à Copa do Mundo, foi Nassau, nas Bahamas, para acompanhar o anúncio das sedes.
Para Pessuti, a caminhada ainda será longa até a Copa. “Teremos uma reunião no dia 3 para discutirmos ações a seguir. Trabalhamos intensamente e agora começaremos a trabalhar dobrado a partir de amanhã”, garantiu.
Curitiba
Na visita dos inspetores da Fifa a Curitiba, realizada no começo de fevereiro, a capital paranaense foi bastante elogiada e apenas algumas considerações foram feitas. As duas principais foram em relação ao transporte público, exigindo a construção de um metrô, e uma ressalva em relação ao Aeroporto Afonso Pena, que teria que ficar aberto 24 horas por dia.
Curitiba se destacou pela sua infra-estrutura, qualidade do projeto, uma praça esportiva, a Arena, que está quase pronta para receber os jogos do evento. A rede hoteleira também foi destacada pelos inspetores da Fifa.
O Paraná Online quer a sua opinião sobre a Copa em Curitiba. Participe da discussão aqui, na Voz da Geral.