Foto: Arno Gerstenberger |
Judocas curitibanos comemoram o título. |
As equipes de Curitiba, no feminino, e de Maringá, no masculino, conquistaram na manhã deste sábado (22) o título geral do judô nos 21º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP?s). Já na competição por equipes, realizada no Ginásio do Sumaré, em Paranavaí, as equipes masculina e feminina da capital não deram chance aos adversários e conquistaram o octacampeonato.
Curitiba levou o título geral do feminino com um total de 114 pontos. Toledo, que ficou na segunda colocação, somou 77 pontos, e Maringá ficou em terceiro com 63 pontos. Cascavel, Guarapuava, Colombo, Londrina e Paranavaí fecham a lista dos oito primeiros colocados do feminino.
No masculino, Maringá chegou ao título repetindo a soma de 114 pontos do campeão feminino. A segunda colocação ficou para Curitiba, que fez 92 pontos, e Cascavel levou a terceira posição com 56 pontos. Londrina, Toledo, São José dos Pinhais, Paranavaí e Cianorte completam as oito primeiras posições.
Foto: Arno Gerstenberger |
Maringaenses com a medalha comemoram o título. |
O técnico da equipe masculina de Curitiba, professor Neury Ferreira Tussolino, disse que os atletas não chegaram a Paranavaí como favoritos. ?É uma equipe muito jovem, sem tanta experiência em competição, mas promissora. Foi muito bom ganhar aqui pra dar mais confiança, porque além do título estamos preparando a nova geração vencedora no judô de Curitiba?, disse o sensei (mestre).
Segundo ele, um dos grandes diferenciais da equipe foi a convivência estreita dos novos atletas com aqueles que estavam deixando o time devido ao limite de idade (17 anos) dos JOJUP?s. ?Eles já treinavam juntos, viajavam para as competições como observadores, então foram pegando o jeito e já chegaram aqui melhor preparados?, concluiu Tussolino.
Renovação
Para o técnico das equipes masculina e feminina de judô de Maringá, Celso Takeshi Ogawa, ter ficado somente com o terceiro lugar no geral feminino ? sendo que a cidade tem grande tradição na modalidade ? é reflexo da grande renovação no quadro de atletas. ?Perdemos três atletas de ponta em relação ao ano passado, e ficamos praticamente um ano sem acrescentar novas atletas. Então estamos começando um trabalho que vai mostrar seus frutos daqui uns dois anos?, afirmou Ogawa.
Ele espera que as recentes vitórias brasileiras nos campeonatos mundiais da modalidade dêem mais visibilidade ao esporte, voltando a atrair atletas para o feminino. ?Hoje temos dificuldades em encontrar judocas mulheres, mas vejo uma possibilidade de crescimento com estas últimas vitórias?, finalizou.
Destaque
Um dos destaques da equipe curitibana campeã do judô masculino foi o atleta Bruno Klynton Angulski, de apenas 14 anos. No mês de agosto, pesando 73 quilos, ele disputou a Copa Budokan de Judô, promovida pela Federação Paulista da modalidade, e conquistou três medalhas de ouro e uma de bronze. Detalhe: Bruno lutou com atletas da categoria acima da sua, ou seja, até 80 quilos, e venceu todos.
Hoje, Bruno perdeu a sua luta na final da competição por equipes, mas não se deixou abater. ?Não importa que eu ou outro companheiro tenha caído por ippon (golpe definitivo, que acaba a luta imediatamente), o que interessa é que a nossa equipe se superou e conseguiu ser campeã em cima de uma equipe muito forte, que tem lutadores de muita qualidade e que poderia ter ganho da gente a qualquer momento?, afirmou.