Handebol continua a ser a principal categoria de encontro desportivo amador. |
A XI Curitiba International Cup, uma das maiores competições de quadra do País, dá o pontapé inicial na noite de hoje, a partir das 19h30, com a cerimônia de abertura, no Ginário do Tarumã. O tradicional evento esportivo, em 2004, acontece até o dia 13 de junho utilizando vários ginásios da capital paranaense.
Mostrando toda a força de um evento que já conquistou respeito mundial – a disputa do troféu do handebol, por exemplo, é considerada a terceira maior do mundo a 11.ª edição consecutiva do Curitiba Cup vai reunir mais de 150 equipes que disputarão as modalidades de handebol, futsal, basquete e vôlei e todas as modalidades contam com equipes femininas e masculinas, com atletas entre 10 e 19 anos.
A grande novidade deste ano é a inclusão da ginástica geral. A modalidade é reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica. Mas diferente das ginásticas artística, rítmica, aeróbica e trampolim, a ginástica geral não é uma modalidade de competição, apenas de apresentação, lazer e entretenimento.
Isso faz com que pessoas de todas as idades possam praticar e se apresentar. De crianças à melhor idade, dos mais fortes aos que enfrentam aos portadores de deficiência, 16 grupos foram formados para se apresentar em Curitiba – dois deles virão de Portugal exclusivamente para o evento. Durante os dias 10, 11 e 12 de junho, os 400 praticantes de ginástica geral se apresentarão no Tarumã às 19h. No domingo, a apresentação está programada para as 11h.
Estrutura
Para cuidar da alimentação dos atletas, neste ano será erguida uma grande estrutura adicional no Tarumã. O chamado “circo de alimentação” vai receber, em média, mil pessoas por noite, transformando-se no principal “point” de atletas e organizadores. Para dar aos participantes toda a estrutura que um grande evento precisa oferecer, 120 funcionários e colaboradores vão estar trabalhando no local.