A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou nessa semana, o calendário de competições do vôlei de praia para a próxima temporada. O Circuito Brasileiro, principal evento do país, terá dez etapas, duas a menos do que em 2011, e começará no dia 2 de fevereiro, em Salvador.
As quatro primeiras etapas do ano serão realizadas entre fevereiro e abril, em capitais nordestinas. O torneio será paralisado e só volta a ser disputado entre setembro e dezembro, quando os seis eventos restantes ocorrerão. A pausa no calendário é para não sobrecarregar as duplas que disputam o Circuito Mundial e também estarão nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
“Por ser um ano olímpico, o calendário internacional do vôlei de praia em 2012 está muito extenso. Serão realizadas 14 etapas masculinas e 14 femininas no Circuito Mundial, além dos Jogos Olímpicos de Londres. Para não sacrificar a preparação das duplas que irão representar o Brasil no exterior, reduzimos o primeiro semestre de seis para quatro etapas”, disse o superintendente de vôlei de praia da CBV, Tadeu Saad.
Durante o intervalo do Circuito Brasileiro, a entidade promoverá quatro etapas Challenger, para as parcerias que não têm compromissos internacionais se manterem ativas.
Outra mudança promovida pela CBV em 2012 é o sistema de classificação às etapas do Circuito Brasileiro. O qualifying foi extinto e as parcerias que não se garantirem na chave principal de cada torneio pelo ranking, terão que disputar duas vagas em competições do Circuito Estadual.
Veja as etapas
Salvador (BA) – de 2 a 5/2 Recife (PE) – de 1.º a 4/3 João Pessoa (PB) – de 22 a 25/3 Fortaleza (CE) – de 5 a 8/4 Cuiabá (MT) – de 13 a 16/9 Goiânia (GO) – de 27 a 30/9 Belo Horizonte (MG) – de 11 a 14/10 Campinas (SP) – de 1.º a 4/11 Curitiba (PR) – de 15 a 18/11 Rio de Janeiro (RJ) – de 6 a 9/12