Curitiba virou o placar no último dia de disputa e sagrou-se octocampeã dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), na fase final da 21.ª edição, encerrada sábado, em Paranavaí. Londrina, que liderou a classificação-geral desde o término das primeiras modalidades, já esperava pelo pior quando encerrassem todas as disputas.
Londrina manteve a liderança, na verdade, até o resultado da última modalidade em disputa, a natação, quando Curitiba somou 42 pontos, com dois primeiros lugares (masculino e feminino), contra 30 de Londrina (prata no masculino e quinto lugar no feminino).
Divulgação |
Judocas de Curitiba, ouro e prata. |
Com a disputa de ponto a ponto no último dia, a diferença na classificação-geral em favor do vencedor não seria grande, como aconteceu: apenas seis pontos (489 a 483). Foi bem menor que as previsões feitas pelas duas delegações.
No último dia de competição, sábado, foram conhecidos os campeões de karatê, judô, natação e das demais categorias do basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei das divisões A e B, no masculino e femininos; o futebol foi só no masculino.
Divulgação |
Handebol feminino, Curitiba Campeã. |
Dessas modalidades coletivas só haviam sido conhecidos os campeões de basquete (Toledo) e handebol (Curitiba) da 1.ª Divisão, no feminino. Portanto, embora já tivessem sido encerradas outras oito modalidades (atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, tae kwon do, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez), boa parte dos pontos para a classificação-geral foi somada somente sábado, quando aconteceu a virada.
Os 21.º Jogos da Juventude do Paraná reuniram em Paranavaí 6.341 atletas, em dez dias de competições. Foram 634 equipes inscritas nas dezesseis modalidades.